Porquê fica o planta político do Entorno depois eleição dos novos prefeitos
As eleições municipais apontaram uma preferência dos eleitores em continuar as gestões dos 12 municípios do Entorno que têm relação mais próxima com o Região Federalista.
A taxa de reeleição foi de 100%, com a vitória para os cinco prefeitos que tentaram se reeleger. Dos sete restantes, cinco foram indicados pelos gestores que ocupam hoje o missão, mas não poderiam mais se reeleger. Somente em Formosa e em Alexânia, os eleitos apresentaram uma vontade de mudança por secção majoritária do eleitorado (veja aquém o perfil de cada candidato).
Em Águas Lindas, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo e Planaltina, os atuais prefeitos conseguiram mais quatro anos para dar perpetuidade aos projetos políticos que implantaram no município.
Em Cocalzinho, Alessandro Barcelos (União) foi eleito uma vez que vice, mas já comandava o município desde 2021, depois o falecimento do logo prefeito Nenzão.
Na Cidade Ocidental e em Cristalina, os novos nomes também não são desconhecidos do eleitorado. Lulinha (PP), Alessandro Barcelos (União) e doutor Luís Otávio (PL) eram os vice-prefeitos dos respectivos municípios.
Em Valparaíso e em Santo Antônio do Desvelado, tanto Marcus Vinícius (MDB) quato Jéssica do Premium (União) receberam suporte do atual vice. Essa foi a primeira campanha política de Jéssica, que também recebeu o suporte familiar. O marido, André do Premium (Avante), é deputado estadual.
Para apresentar as propostas para os municípios, o portal Metrópoles e a Rádio Metrópoles deram início a uma série de entrevistas com os prefeitos eleitos. Os prefeitos de Planaltina, solicitador Cristiomário, e de Formosa, Simone Ribeiro, deram entrevistas nessa semana.
Na próxima, estão agendadas entrevistas com os prefeitos do Novo Gama, Carlinhos do Mangão, de Águas Lindas, dr. Lucas, e de Luziânia, Diego Sorgatto.
Sem esquerda
Todos os eleitos fazem secção da direita política no Brasil, com cinco prefeitos filiados ao União Brasil, três do PL, dois do PP, um do MDB e um do Podemos. Esses partidos são de centro-direita ou de direita. A esquerda não conseguiu optar nenhum nome para o pleito.
As eleições nos municípios goianos do Entorno anteciparam a disputa pela direita em Goiás. Os apoiados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e pelo governador Ronaldo Caiado (União) vão se enfrentar no segundo vez nas duas maiores cidades do estado: Goiânia e Aparecida de Goiás.
No DF, o planta político apresentou uma vitória de Caiado contra Bolsonaro. O ex-presidente conseguiu optar unicamente um candidato bem diretamente (com fotos, vídeos e passeatas). Foi o casos de Simone Ribeiro que contou com a presença de Bolsonaro e de Michelle em gravações de vídeos que divulgou durante a campanha. Ela conquistou 41% dos votos. Já a candidata de Caiado, delegada Fernanda (PP), conseguiu unicamente 29% da crédito do eleitorado.
Apesar do resultado em Formosa, Caiado foi o maior cabo eleitoral do Entorno, que apoiou diretamente oito prefeitos eleitos dos 12 municípios. Desses oito, em duas situações, os vencedores apadrinhados pelo governador do estado faziam oposição aos de Bolsonaro. São eles: Diego Sorgatto (União), em Luziânia, e Marcus Vinicius (MDB), em Valparaíso.
Perfil dos prefeitos
Águas Lindas – Reeleito, dr. Lucas (União) prometeu investimento no desenvolvimento sustentável e inclusivo do município. Do mesmo partido do governador de Goiás, Lucas teve o suporte de Ronaldo Caiado para se promover nas eleições uma vez que o candidato da base governista goiana.
Alexânia – Empresário e jurisconsulto, Warley Gouveia (Pode) foi vereador entre 2009 e 2020. Durante a campanha, ele destacava o suporte à instrução, desenvolvimento econômico e geração de empregos. Apesar de ser apoiador do governador de Goiás, Ronaldo Caiado apadrinhou a campanha de Matheus Ramos – vice do atual prefeito do município.
Cidade Ocidental – Com a vitória, esse será o primeiro procuração de Lulinha (PP), que assume a dobradinha com o ex-prefeito Fábio Correa, que ocupava o missão desde as eleições de 2016. Nos oito anos em que Correa esteve primeiro da prefeitura da Cidade Ocidental, Lulinha foi o vice. O novo prefeito começou na política em 2008, quando se candidatou a vereador pelo PT. De lá para cá, Lulinha mudou de partido quatro vezes, uma vez que postulante do PRB, em 2016, e do PSC em 2020.
Cocalzinho – Alessandro Barcelos (União) foi vereador da cidade por três legislaturas. Alessandro Barcelos tornou-se vice-prefeito em 2018 e assumiu a Prefeitura de Cocalzinho de Goiás em 2021, depois o falecimento do prefeito Nenzão.
Cristalina – Nascido em Itápolis (SP), Luís Otávio (PL) mora em Cristalina desde 2003. Na primeira vez que entrou para a política, foi eleito vice-prefeito em 2020. Na campanha defendeu a valorização dos servidores e mais infraestrutura para a cidade.
Formosa – Simone Ribeiro nasceu em Formosa e se formou em psicologia. Em 2020, participou pela primeira vez da política, quando foi eleita vereadora. Na campanha, Simone prometeu desenvolver um programa de atendimento domiciliar à saúde, com foco em áreas carentes e na zona rústico do município.
Luziânia – Diego Sorgatto (União Brasil) seguirá para o segundo procuração de prefeito de Luziânia. De família ligada à política, o prefeito começou em 2008, quando foi eleito vereador. Ele já foi deputado estadual duas vezes. Nascido em Luziânia, o candidato prometeu fazer concurso para agentes comunitário de saúde e de combate a endemias.
Novo Gama – Carlinhos do Mangão (PL) entrou na política em 2012, quando foi eleito suplente de vereador. Ele também tentou para deputado estadual em 2014 e em 2018, mas não foi eleito. Em 2020, teve a primeira vitória uma vez que prefeito, conseguindo se reeleger em 2024. Na campanha, o prefeito prometeu concluir a obra do hospital municipal Novo Gama e a construção de novas unidades básicas de saúde.
Padre Bernardo – Joseleide Lázaro foi reeleito prefeito no município. Ele nasceu em Pilar de Goiás (GO), mas construiu sua curso política em Padre Bernardo, sendo eleito vereador em 2016.
Planaltina – Mandatário Cristiomário (PP) segue para o segundo procuração uma vez que prefeito de Planaltina (GO). Ele já tinha tentado ser prefeito em 2016, mas perdeu e em 2018 foi suplente de deputado estadual. A primeira vitória mesmo ocorreu em 2020, vencendo o pleito para gestor do município. Na campanha, o candidato prometeu edificar novas escolas e reformar as existentes.
Santo Antônio do Desvelado – Jéssica do Premium é conhecida no município por ser uma das proprietárias de uma rede de supermercados em Santo Antônio do Desvelado. Empresária, ela estreou na política nas eleições de 2024, sendo eleita a prefeita. Ela recebeu o suporte do vice atual e do governador Caiado.
Valparaíso – Esse será o primeiro procuração Marcus Vinícius (MDB) para um missão do Poder Executivo. Ele foi eleito vereador em 2012. Na campanha, o prefeito eleito prometeu produzir um aplicativo para que os eleitores possam dar sugestões ao orçamento do município, funcionando uma vez que um orçamento participativo.
Publicar comentário