SpaceX recebe aprovação para 5º voo teste do Starship, maior foguete já feito

Reguladores federais concederam à SpaceX a tão esperada licença para continuar com um quinto lançamento de teste não tripulado do Starship, o sistema de foguete mais poderoso já construído.

A Gestão Federalista de Aviação (FAA) dos EUA, responsável pelo licenciamento de lançamentos de foguetes comerciais, anunciou neste sábado (12) que a SpaceX “atendeu a todos os requisitos de segurança, ambientais e outros requisitos de licenciamento para o voo de teste suborbital.”

O foguete Super Heavy, equipado com a espaçonave Starship, deve decolar das instalações da empresa em Starbase, Boca Chica, Texas, nos EUA, durante uma janela de lançamento de 30 minutos que começa às 9h (horário de Brasília) deste domingo, de harmonia com o site da SpaceX.

A missão de prova está programada para incluir uma tentativa ambiciosa de manobrar o propulsor do foguete de 71 metros de profundeza de volta a uma estrutura de aterrissagem gigantesca, em seguida queimar a maior secção de seu combustível e se separar da espaçonave Starship. Se bem-sucedida, o Super Heavy será conquistado no ar com um par de enormes pinças metálicas que a SpaceX labareda de “hashi”.

Enquanto isso, a espaçonave Starship continuará voando sozinha, usando seus seis motores a bordo, antes de praticar uma manobra de aterrissagem sobre o Oceano Índico tapume de uma hora em seguida a decolagem.

O objetivo de cada marco é entender uma vez que a SpaceX pode, um dia, restaurar e relançar rapidamente os propulsores do Super Heavy e as espaçonaves Starship para futuras missões. A recuperação e reutilização de partes de foguetes é considerada necessário para o objetivo da SpaceX de reduzir o tempo e o dispêndio de levar fardo — ou pessoas — à trajectória da Terreno e ao espaço.

Em última estudo, a SpaceX planeja usar a envoltório Starship uma vez que o veículo de aterrissagem que transportará astronautas da Nasa à superfície lunar já em 2026, uma vez que secção da missão Artemis III — e, eventualmente, para levar os primeiros humanos a Marte.

Conflito da SpaceX com a FAA

A aprovação da FAA para esta missão ocorre em um momento em que a SpaceX — e, em pessoal, seu CEO Elon Musk — têm entrado em conflito publicamente com a filial federalista.

A FAA esperava conceder uma licença para leste teste há semanas. A SpaceX afirmou que o veículo Starship estava pronto para decolar “desde a primeira semana de agosto.”

No entanto, a filial adiou a licença porque a SpaceX apresentou a solicitação sem “vulgarizar que estava em violação das leis do Texas e federais em alguns assuntos”, disse o Gestor da FAA, Mike Whitaker, durante uma aparição no Congresso em 24 de setembro.

Whitaker afirmou que um demorado de 30 dias ocorreu quando a SpaceX não forneceu à FAA um “relatório de boom sônico” atualizado. Os booms sônicos são os barulhos altos que um foguete pode enunciar ao encetar a viajar mais rápido que a velocidade do som.

Outro demorado foi causado pela “falta de conformidade com a lei do Texas” por secção da SpaceX, disse Whitaker, referindo-se aparentemente a acusações de que a SpaceX não tinha os devidos alvarás para operar um sistema de dilúvio de chuva no Texas, que é usado para minorar o impacto do foguete Super Heavy durante a decolagem.

Em uma epístola compartilhada publicamente, a SpaceX negou a asseveração de Whitaker de que os atrasos estavam relacionados à segurança pública.

“Ou por outra, a asseveração de que a SpaceX violou a lei estadual é simplesmente errada. A SpaceX não violou a lei estadual — a SpaceX tinha um alvará para operações de dilúvio da Percentagem do Meio Envolvente do Texas (TCEQ)”, afirmou a empresa em uma enunciação de 24 de setembro. A percentagem não respondeu imediatamente ao pedido de glosa da CNN.

A SpaceX também negou publicamente relatos de que a empresa violou regulamentos de águas residuais com o sistema de dilúvio, que, segundo a SpaceX, utiliza chuva potável.

Em uma postagem no blog de setembro, a SpaceX afirmou que a “chuva residual foi testada em seguida cada uso do sistema e consistentemente mostrou traços insignificantes de qualquer contaminante, e especificamente, que todos os níveis permaneceram inferior dos padrões para todos os alvarás estaduais que autorizariam a descarga.”

Em uma enunciação sobre o sistema de dilúvio de chuva, a FAA disse na sexta-feira que considera a SpaceX em conformidade com a Lei de Chuva Limpa.

Essa preceito veio em seguida a FAA receber confirmação de reguladores do Texas e da Sucursal de Proteção Ambiental dos EUA em agosto e setembro, respectivamente, de que a SpaceX concordou “em obter um alvará do Sistema de Eliminação de Descargas de Poluentes do Texas, remunerar penalidades civis e executar com vários requisitos de monitoramento e relatórios”, de harmonia com uma enunciação da FAA.

A EPA direcionou perguntas para a Percentagem do Meio Envolvente do Texas, que não respondeu aos pedidos de glosa da CNN.

A SpaceX também enfrenta um processo judicial de ambientalistas sobre a questão, que a empresa chamou de “injustificada e frívola.”

Aguardando para voar

A SpaceX indicou, até o final de setembro, que esperava receber aprovação para o último voo de teste do Starship em novembro. Esse prazo foi inesperadamente antecipado no início de outubro.

Não está simples o que provocou a mudança.

Musk usou repetidamente o X, a plataforma de mídia social anteriormente conhecida uma vez que Twitter que ele comprou há dois anos por US$ 44 bilhões, para criticar a FAA.

Em uma postagem de 17 de setembro, ele ameaçou processar a filial por “excesso regulatório.” Musk — que tem adotado uma postura cada vez mais vocal sobre política, expressando aversão ao governo Biden e apoiando o ex-presidente Donald Trump — também postou em 25 de setembro que acredita que Whitaker “deveria renunciar.” Musk também alegou que as atividades da filial eram “motivadas politicamente.”

As declarações de Musk vieram em seguida a FAA propor US$ 633.009 em penalidades civis contra a SpaceX por violar os requisitos da licença de lançamento duas vezes durante voos de seu foguete Falcon 9.

A SpaceX negou irregularidades relacionadas a esses requisitos, afirmando que nenhuma das alegações estava relacionada à segurança pública. Em uma epístola de 18 de setembro, a empresa afirmou que também deu à FAA aviso prévio sobre alterações em suas operações de lançamento e que a filial não agiu de maneira oportuna.

Durante sua aparição perante o Comitê de Transporte e Infraestrutura da Câmara dos EUA em setembro, Whitaker disse que apoiava os objetivos da SpaceX, mas esperava responsabilizar a empresa.

“Concordo que esta é uma missão vital”, disse Whitaker ao deputado Kevin Kiley, um republicano da Califórnia, sobre o desenvolvimento do Starship pela SpaceX. “Acho que a SpaceX tem sido uma empresa muito inovadora — mas acho que também é uma empresa madura. … E acho que eles precisam operar no mais supino nível de segurança.”

A SpaceX já enfrentou problemas com a FAA durante os testes do Starship. Notavelmente, a empresa lançou um voo de teste de um protótipo de foguete, chamado Starship SN8, sem obter a aprovação prévia da FAA para uma isenção de segurança pública. Na idade, a FAA disse que havia recusado a isenção, embora não planejasse tomar mais medidas contra a SpaceX.

O tom de Musk em relação à FAA tem mudado rotineiramente. Em um determinado momento de 2023, por exemplo, ele disse que não culpava a FAA por atrasar os lançamentos do Starship.

“Para ser justo com a FAA, é vasqueiro que eles causem atrasos significativos nos lançamentos,” disse Musk na idade. “Em sua maioria, a responsabilidade é nossa.”

O que foi a missão Apollo 11, retratada em “Como Vender a Lua”?



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