Justiça Eleitoral no Paraná prepara urnas eletrônicas para 2º vez das eleições municipais; saiba porquê funciona


Mais de seis milénio urnas serão preparadas no estado para os 700 locais de votação espalhados por Curitiba, Ponta Grossa e Londrina. Preparação das urnas eletrônicas para 2º vez no Paraná
Giuliano Gomes/PR Press
A Justiça Eleitoral do Paraná começou nesta semana a preparação das urnas eletrônicas para o segundo vez das eleições municipais, marcado para 27 de outubro. Entenda porquê funciona a seguir.
Serão preparadas mais de 6 milénio urnas para distribuição nos 700 locais de votação das três cidades onde ocorrerá segundo vez no estado: Curitiba, Ponta Grossa e Londrina.
✅ Siga o meato do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o meato do g1 PR no Telegram
A preparação é pública e feita em duas etapas. Primeiro acontece a geração de mídias, que é a gravação de dados em uma espécie de pen-drive para o funcionamento das urnas em três formatos:
Mídia de fardo: contém as informações necessárias para a preparação da urna eletrônica, porquê o número da Seção Eleitoral, a lista de eleitores aptos a votar e a lista dos candidatos que concorrerão às eleições
Mídia de votação: é preparada para armazenar os votos da Seção Eleitoral durante a votação
Mídia de resultado de votação: é preparada para gravar o resultado da Seção Eleitoral no fecho da votação, que será enviado para a totalização
O secretário de informação do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Willian Galera Garcia, explica que o processo é mais rápido no 2º vez, porque nessa tempo as urnas já receberam as mídias de fardo e de votação.
O preparo para o 2º vez foca na mídia de resultado de votação, que irá gravar o resultado da seção eleitoral em que a urna será instalada.
Preparação das urnas para o segundo vez em Curitiba
Giuliano Gomes/PR Press
O segundo passo é a fardo e lacração, ou seja, a instalação dos dados gerados nas urnas, que acontece em três etapas:
Preparação: as urnas são preparadas para receber os dados.
Fardo das urnas com as mídias de resultado da votação: teste das urnas para verificar o correto funcionamento dos componentes. A feição é concluída com todos os dados necessários para utilização da urna no dia da votação.
Lacração: depois de receber os dados das mídias, ser configurada e testada, a urna é lacrada fisicamente.
A preparação vai até 21 de outubro em Ponta Grossa e Londrina e até 21 de outubro em Curitiba.
LEIA MAIS:
Denúncia: Vereador denunciado por matar cabrão em provocação política no Paraná pichou número do opoente em vermelho no epiderme do bicho, diz MP
Crimes no Paraná: Operação prende 5 suspeitos de furtos e roubos em prédios de luxo; prejuízo ultrapassa R$ 50 milhões
Quem era a jovem que morreu posteriormente ser atingida por Porsche no Paraná: ‘Enxurrada de planos e de vida pela frente’, diz primo
Datas e prazos importantes até o dia da eleição
Urna eletrônica
Giuliano Gomes/PR Press
➡️ 21 de outubro
Último dia para o registro das pesquisas de opinião pública realizadas antes do 2º vez referentes ao pleito ou candidatos no Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle).
➡️22 de outubro
De 22 a 29 de outubro, nenhum votante poderá ser recluso ou suspenso, a não ser em flagrante delito, em virtude de sentença criminal condenatória por delito inafiançável ou por desrespeito a salvo-conduto.
➡️24 de outubro
Último dia para a realização de comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa, entre 8h e 24h, com exceção do comício de fecho da campanha, que poderá ser prorrogado por mais duas horas.
Último dia para circulação paga ou impulsionada de propaganda eleitoral na internet, mesmo se a contratação tiver sido realizada antes desse prazo, cabendo ao provedor de emprego que comercializa o impulsionamento realizar o desligamento da veiculação de propaganda eleitoral.
➡️25 de outubro
Último dia para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão relativa ao segundo vez.
Último dia para a divulgação paga, na prelo escrita, e a reprodução na internet do jornal impresso, de até 10 anúncios de propaganda eleitoral por veículo em datas diversas para cada candidato, no espaço sumo por edição de 1/8 de página de jornal padrão e de 1/4 de página de revista ou tabloide, relativa ao segundo vez.
Último dia para a realização de debate no rádio e na televisão, não podendo ultrapassar o horário de 24h
➡️26 de outubro
Último dia em que candidatos, partidos, federações e coligações participantes do segundo vez poderão fazer funcionar, entre 8h e 22h, alto-falantes ou amplificadores de som.
Último dia, até as 22h, para a distribuição de material gráfico e para a realização de passeio, carreata ou passeata, acompanhados ou não por sege de som ou minitrio.
Data em que a Percentagem de Auditoria da Votação Eletrônica promoverá, a partir das 9h, no auditório da sede do TRE-PR, a escolha ou o sorteio das seções eleitorais que serão submetidas às auditorias da votação eletrônica no segundo vez.
Data a partir da qual colecionadores, atiradores e caçadores ficam proibidos, em todo o território pátrio, de transportar armas e munições.
Os vídeos mais assistidos do g1 PR:
Leia mais notícias em g1 Paraná.



Publicar comentário

You May Have Missed