Secretaria do Consumidor exige dados sobre indenização a consumidores da Enel em SP

O fornecimento de energia foi interrompido por quase três horas na capital e por mais de duas horas na outra cidade
Paulo Pinto/Sucursal Brasil

O fornecimento de força foi interrompido por quase três horas na capital e por mais de duas horas na outra cidade

A Secretaria Vernáculo do Consumidor (Senacon) , órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, notificou hoje (16) a concessionária de distribuição de força Enel sobre o traje de ainda possuir milhares de consumidores sem força elétrica, posteriormente apagão , em diversas áreas de São Paulo .

Desde o temporal da última sexta-feira (11) até hoje, segundo boletim da Enel , quase 74 milénio clientes da Grande São Paulo ainda enfrentam falta de luz.

Outrossim, a notificação exige que a empresa esclareça sobre a transporte dos pagamentos de indenizações aos consumidores de São Paulo afetados por apagões anteriores, ocorridos nos meses de novembro de 2023 e de março de 2024.

A Senacon quer saber se essas indenizações já foram pagas, quantas pessoas foram indenizadas e o valor dessas indenizações. Nesta notificação, a Senacon ainda questionou a empresa sobre que medidas estão sendo tomadas para evitar problemas em futuros temporais.

Hoje, a Resguardo Social alertou para novo temporal em diversas regiões do estado paulista entre sexta-feira (18) e domingo (20).

Projecto emergencial

Na última segunda-feira (14), a Senacon  notificou a concessionária sobre a elaboração de um projecto emergencial para a restauração da força elétrica na capital paulista.

A Senacon ainda questionou a Enel sobre a geração e a divulgação de canais de atendimento à população que foi atingida pelo apagão, a quantidade exata de consumidores afetados pela falta de força elétrica e também sobre o desenvolvimento de um diagnóstico detalhado da interrupção de força em São Paulo.

As chuvas fortes e os ventos que atingiram diversas cidades paulistas na última sexta-feira resultaram em sete mortes, quedas de árvores e pelo menos dois milhões de consumidores sem força elétrica.

Além da Enel, a Senacon informou que enviará um ofício para a prefeitura de São Paulo sobre a poda de árvores, cabeamento interno e uma provável solução para que o fornecimento de força elétrica seja retomado o mais rápido provável.

A Senacon quer saber se a prefeitura tem um mapeamento das árvores que caem sobre a rede elétrica e que providências estão sendo tomadas para evitar esses danos.

Procurada pela Sucursal Brasil , a Enel ainda não se manifestou sobre a notificação da Senacon.



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