Parcerias impulsionam aprendizado bilíngue para além do idioma
O modelo bilíngue está se consolidando no Brasil como uma estratégia educacional fundamental para o preparo dos estudantes para os desafios atuais e futuros.
De acordo com a Associação Brasileira do Ensino Bilíngue, o número de instituições com programas bilíngues ultrapassa 1,2 mil, marcando um crescimento de 10% nos últimos cinco anos.
O Ministério da Educação também confirmou essa tendência, com um aumento de 64% na procura por escolas bilíngues em 2023.
O sucesso do modelo não se limita apenas à adoção de um segundo idioma, mas reflete uma necessidade mais ampla de preparar os estudantes para um futuro em que a proficiência em línguas estrangeiras e competências como criatividade, colaboração e pensamento crítico são essenciais.
Parceria estratégica
Uma das parcerias de maior destaque neste contexto é entre o Thomas Bilíngue for Schools e a Rede Marista, que tem alcançado resultados notáveis.
Desde o início do projeto, as escolas Marista têm integrado a metodologia do programa com foco na aprendizagem contextualizada e significativa, além de promover o desenvolvimento contínuo dos educadores.
Anderson Roberto dos Santos, diretor do Marista São Luís, afirma que tem sido uma experiência muito gratificante. “A metodologia, os materiais e o acompanhamento realizado são de fato elementos de grande diferenciação. E claro, o mais importante, percebemos o avanço das crianças”, completa.
“Essa é uma grande interface entre nossa proposta e o Thomas: aprender por meio das experiências significativas. Um aprendizado que faz sentido”, destaca Anderson.
Formação contínua dos educadores
Um dos pilares do sucesso dessa parceria é a formação contínua dos docentes, algo que o Thomas Bilíngue for Schools prioriza bastante.
O TB Academy Day Maristas, evento recente, foi um exemplo desse compromisso com a formação dos professores. Durante o evento, os educadores tiveram a oportunidade de trocar experiências e aprimorar as práticas pedagógicas, fortalecendo ainda mais a qualidade do ensino nas escolas Marista.
“Entendemos que participação como a no TB Academy Day Maristas é de suma importância e certamente contribui efetivamente para ampliar a qualidade da entrega aos estudantes”, ressalta Alexandre Dias Lopes, diretor do Colégio Marista Conceição.
Luiz Eduardo Moreira, designer acadêmico que esteve à frente do TB Academy Day dos Maristas, reitera que a quantidade de troca de experiências e atividades conduzidas durante o evento foi excelente.
“Formações teóricas e mesmo práticas conduzidas por nós do TB são muito importantes, mas poder assistir a um colega que trabalha na mesma instituição e segue a mesma proposta apresentar sobre como seus estudantes estão produzindo é algo que traz uma perspectiva diferente”, afirma Luiz Eduardo.
NatGeo Online Placement Test
Outro diferencial do programa Thomas Bilíngue for Schools é a utilização do NatGeo Online Placement Test, uma ferramenta de avaliação que permite medir o progresso dos estudantes no aprendizado do inglês de maneira eficaz e personalizada.
O teste ajuda a identificar o nível de proficiência dos estudantes, permitindo ajustes no ensino e garantindo que cada estudante esteja no caminho certo para atingir os objetivos de aprendizagem.
De acordo com a experiência da Rede Marista, o uso dessa plataforma tem sido um sucesso, permitindo não apenas o acompanhamento do progresso individual dos estudantes, mas também a integração das famílias no processo educacional.
Além disso, os materiais didáticos do Thomas Bilíngue são projetados para promover a curiosidade e o trabalho em grupo, utilizando recursos como jogos, músicas e atividades que tornam o aprendizado mais dinâmico e envolvente.
A parceria com a National Geographic Learning ainda agrega conteúdo global e atual, estimulando os alunos a explorar o mundo enquanto desenvolvem as habilidades linguísticas e de pensamento crítico.
Thomas Bilíngue for Schools
O Thomas Bilíngue for Schools é um programa da Casa Thomas Jefferson, que há mais de 60 anos ensina inglês no Brasil e já formou mais de 500 mil estudantes.
Publicar comentário