Governo Federal lança guia que orienta população idosa sobre riscos e desastres socioambientais

DA REDAÇÃO

Em razão das emergentes catástrofes socioambientais que atingem a população brasileira, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, disponibiliza o “Guia de Orientação para Pessoa Idosa em Situação de Riscos e Desastres”.

O documento aborda conceitos sobre o tema, traz orientações de como identificar riscos e elaborar um plano de preparação, alertando as comunidades brasileiras sobre os riscos mais comuns em orientando sobre como agir para reduzir os perigos.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

O secretário nacional dos Direitos das Pessoa Idosa, Alexandre da Silva, ressalta a importância da publicação. “É um recurso importante para emergências que possam atingir as pessoas idosas, pois considera as particularidades e vulnerabilidades desse público e visa garantir a integridade e segurança nas práticas e protocolos de situações de risco e desastre”, comenta o representante do MDHC.

Ao longo de 50 páginas, o documento também exemplifica situações como inundações e deslizamentos de terra, o que fazer nesses casos e informa s sobre os canais para consulta e socorro nessas situações, dentre eles o Disque 100, que já possui um protocolo específico sobre o tema desde 2023.

Além disso, o material virtual fala da importância de as pessoas idosas participarem de exercícios e simulações para que tenham mais proteção em situações de riscos e desastres socioambientais.

Acesse, aqui, a íntegra do Guia

 



Publicar comentário

You May Have Missed