As evidências de que a Terra ‘já teve anéis como os de Saturno’

Ilustração da Terra, com montanhas à frente e cidades ao fundo, com um sistema de anéis no céu

Crédito, Kevin M. Gill, CC BY

Legenda da foto, Ilustração da Terra com um sistema de anéis: estudo de crateras de impacto ao redor do mundo sugere que objeto pode ter sido formado pela desintegração de um asteroide capturado pela gravidade de nosso planeta

  • Author, Josep M. Trigo Rodríguez
  • Role, The Conversation*

O estudo das crateras produzidas por asteroides na superfície da Terra continua a trazer surpresas. Já conhecemos 190 delas, que foram causadas por esses temidos impactos cósmicos, como aponta a Earth Impact Database.

Um trabalho recente acaba de revelar que a taxa de impactos pode ter aumentado em determinados períodos da história da Terra, e que esse aumento do número de colisões pode ter sido causado pela desintegração de um único asteroide nas proximidades de nosso planeta.

Esse rompimento por um efeito de maré gravitacional poderia ter criado um anel ao redor da Terra como os de Saturno, que tem entre 500 e 1.000 anéis compostos de partículas de poeira, gelo e rochas.

Crateras de impacto em um curto período

Embora os impactos de asteroides de tamanho quilométrico ocorram, em média, a cada várias dezenas de milhões de anos, um novo estudo liderado por Andrew G. Tomkins revela algo surpreendente: durante o Ordoviciano, há aproximadamente 466 milhões de anos, 21 crateras de impacto se formaram na Terra.



Publicar comentário

You May Have Missed