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Black Friday impulsiona vendas no varejo físico e digital – Do Micro Ao Macro – CartaCapital
As vendas no varejo físico e digital durante a Black Friday de 2024 apresentaram crescimento em relação ao ano anterior. Segundo um levantamento da Linx, empresa de tecnologia para o varejo, as vendas em e-commerces aumentaram 76% na sexta-feira de promoções em relação ao dia anterior. Além disso, houve um crescimento de 4% em comparação a 2023.
Durante a semana da Black Friday, as vendas digitais também registraram alta. Nesse período, o crescimento foi de 5% na mesma base de comparação com o ano passado.
Marketplaces lideram faturamento na semana da Black Friday
Os marketplaces também tiveram desempenho expressivo durante o período de promoções. Na sexta-feira da Black Friday, o faturamento cresceu 24% em relação ao mesmo dia de 2023.
Ao longo da semana, os números foram ainda mais significativos. Entre os dias 25 e 29 de novembro, o faturamento aumentou 45% na comparação anual. Para Rafael Reolon, diretor de Retail da Linx, esses resultados mostram que a Black Friday tem se transformado em uma estratégia que beneficia o varejo por todo o mês de novembro. “A data deixou de ser um evento de um dia e se tornou uma oportunidade mais ampla”, afirmou.
Lojas físicas apresentam alta nas vendas
As lojas físicas também registraram crescimento durante o evento. Na sexta-feira de promoções, as vendas subiram 23% em relação ao mesmo período de 2023. Além disso, houve um aumento de 33% em comparação ao dia anterior.
Durante a semana inteira, o varejo físico também observou resultados positivos. As vendas cresceram 13% em relação ao mesmo período do ano passado. O segmento de calçados teve um desempenho destacado, com aumento de 15% nas vendas.
Segundo Reolon, muitos consumidores visitaram os shoppings para aproveitar as promoções e benefícios oferecidos. “O dia da Black Friday costuma atrair o público, que aproveita para combinar as compras com o início do fim de semana”, explicou.
Fidelidade impulsiona faturamento de varejistas
Os programas de fidelidade foram outro fator que contribuiu para o aumento das vendas. Na sexta-feira, o faturamento gerado por essas iniciativas foi 22% maior em comparação à Black Friday de 2023. Em relação ao dia anterior, o aumento foi de 64%.
Ao longo da semana, o impacto dos programas também foi notável. Nesse período, houve um crescimento de 10% em relação ao mesmo período do ano anterior. Conforme Reolon, essas iniciativas têm atraído mais consumidores e permitido aos varejistas personalizar promoções com base no comportamento dos clientes.
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