Hamilton falou em 2004 sobre correr na Ferrari, lembra chefe


Na época, Vasseur e o piloto britânico trabalhavam juntos na Fórmlula 3 Europeia; gestor da escuderia italiana revelou que não foi difícil convencer o heptacampeão O fim da temporada 2024 da F1 também marca o início de um dos projetos mais esperados para 2025: a parceria entre Lewis Hamilton e a Ferrari. Mas se as conversas que levaram ao contrato com o piloto começaram há um ano, o desejo de um dia guiar pela equipe de Maranello vem de pelo menos duas décadas atrás – é o que revela o chefe do time italiano, Fred Vasseur.
Fim de era: Hamilton deixa legado de títulos e recordes na Mercedes
F1 2025 terá maior número de novatos titulares desde 2010; veja quem são
Pilotos da F1 2025: veja nomes e equipes do grid completo
Na Ferrari, Lewis Hamilton voltará a ser chefiado por Frédéric Vasseur, como no título da GP2 pela ART GP em 2006
Formula Motorsport Limited via Getty Images
– Acho que ele tinha o objetivo de pilotar pela Ferrari em mente há pelo menos 22 anos, ou 23 anos, porque estávamos conversando sobre isso em 2004. Isso significa que não foi muito dificil (convencê-lo) – disse Vasseur.
Por que Lewis Hamilton deixou a Mercedes rumo à Ferrari? Entenda
Hamilton já fez visitas à Ferrari e iniciou aulas de italiano, diz site
A relação entre o chefe da Ferrari e Hamilton é antiga: eles se conheceram por volta de 2004, quando o piloto começou a competir na Fórmula 3 Europeia pela Manor Motorsport, time mantido pela Mercedes.
Hamilton na Ferrari: relembre a carreira do piloto heptacampeão da F1
No ano seguinte, Lewis passou a correr com a ASM Formule 3, fundada por Vasseur, e foi campeão. A parceria com o gestor seguiu em 2006 na GP2 Series, antecessora da atual Fórmula 2.
O francês também era dono de uma equipe na categoria, a ART Grand Prix, fundada com Nicolas Todt – filho do ex-presidente da FIA (Federação Internacional do Automobilismo) Jean Todt. Vasseur e Hamilton foram novamente campeões, e o resultado assegurou a vaga do jovem pela McLaren na F1.
Lewis Hamilton na etapa de Monza da GP2 Series na Itália, em 2006
Formula 1/Formula Motorsport Limited via Getty Images
Vasseur revelou que as conversas com Hamilton sobre fechar um acordo para 2025 começaram em 2023. E detalhou como a boa fase da Ferrari na época ajudou a convencer o heptacampeão: com Carlos Sainz no GP de Singapura, a escuderia foi a única equipe além da RBR a vencer em um ano dominado pelo time de Max Verstappen:
– Vencemos mais corridas em 2023 do que a Mercedes, e o início desta temporada também foi bom, de modo que não foi muito difícil convencê-lo de que a Ferrari seria um bom projeto. Acho que às vezes também é uma questão de sincronia, ou de alinhar todos os astros, que ele estivesse no mercado e que a Ferrari tivesse uma vaga disponível, e assim por diante. Mas o contato foi fácil.
Jejum de títulos da Ferrari na F1 motivou acordo, revela Hamilton
F1 2023: Carlos Sainz, Lando Norris e Lewis Hamilton foram ao pódio no GP de Singapura
Clive Rose/Getty Images
Má fase não preocupa
Embora tenha ganhado duas corridas assim como seu antigo colega George Russell na Mercedes, Hamilton terminou 2024 em baixa na equipe alemã. O impacto de mais um ano difícil pela equipe com a qual conquistou seis dos seus sete títulos e 84 vitórias foi tanto, que ele pensou em pular do barco após o décimo lugar no GP de São Paulo.
Mesmo assim, o momento do britânico não é uma preocupação para Vasseur, que lembrou-se do desempenho do veterano de 39 anos no GP de Abu Dhabi: na última corrida de 2024, Hamilton ganhou 12 posições e foi de 16º a quarto, chegando à frente de Russell – que partiu do sexto lugar e terminou em quinto.
– Pergunte a Russell. Não acho que a classificação de Abu Dhabi esteja ligada ao desempenho de Lewis. Ele fez corridas muito boas em Las Vegas e em Abu Dhabi. E eu nunca fiquei, realmente, nunca, nunca, nunca, preocupado com essa situação. Não critico Lewis ou a Mercedes, mas não é fácil administrar essa situação. E posso entender que, se não estiver indo muito bem, você pode sofrer com esse relacionamento. Ele não estava muito bem em termos psicológicos, o que ficou claro no Brasil, por exemplo. Mas ele também se saiu muito bem nos últimos dois eventos – pontuou Vasseur.
Fórmula 1 divulga o calendário de 2025 com 24 etapas, e GP de São Paulo
O primeiro teste de Hamilton com a Ferrari está previsto para meados de janeiro em Fiorano, pista particular da Ferrari na Itália. O heptacampeão estreia oficialmente em 16 de março, no GP de Austrália, na abertura da temporada 2025 da F1. Veja as datas do calendário da categoria!



Publicar comentário

You May Have Missed