A era dos carros a esbraseamento está com os dias contados?

Países avançam na proibição de veículos movidos a combustíveis fósseis, impulsionando a transição para carros elétricos e podem remodelar a indústria automobilística global

Mmurphy/PixabayCarro elétrico é recarregado em Amsterdam, na Europa; no Brasil ainda falta infraestrutura para o consumidor
A instalação de pontos de carregamento está avançando, mormente em países desenvolvidos, mas essa infraestrutura ainda é insuficiente

A pressão para reduzir as emissões de gases poluentes está mudando o cenário da mobilidade global. Diversos países têm anunciado prazos para a proibição de carros movidos a combustíveis fósseis, forçando uma transição acelerada para veículos elétricos. A Califórnia, pioneira na questão, estabeleceu que, até 2035, exclusivamente 20% dos veículos novos vendidos poderão ser híbridos plug-in, enquanto o restante deve ser totalmente elétrico. A União Europeia, por sua vez, planeja proibir completamente a venda de carros a gasolina e híbridos até o mesmo ano, e o Canadá também se comprometeu a expelir esses veículos até 2035. Essa corrida pela eletrificação dos automóveis reflete a urgência da questão climática, uma vez que os transportes são responsáveis por tapume de 25% das emissões globais de CO2. A expectativa é que, ao expelir os carros movidos a gasolina e diesel, países uma vez que os da União Europeia e Estados Unidos consigam atingir suas metas de neutralidade de carbono e frear o aquecimento global. No entanto, esse movimento traz desafios complexos, tanto para a indústria automobilística quanto para a economia global.

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A transição para os carros elétricos está redesenhando completamente o setor automotivo. Empresas uma vez que Volkswagen, General Motors e Ford já anunciaram planos de eletrificação ambiciosos, investindo bilhões de dólares em novas tecnologias, desenvolvimento de baterias e fábricas especializadas. Apesar disso, a produção de carros elétricos ainda enfrenta alguns gargalos. A obtenção de matérias-primas para baterias, uma vez que o lítio e o cobalto, é um dos principais desafios, já que a demanda por esses insumos cresce rapidamente, elevando seus preços e gerando preocupações ambientais e sociais sobre a exploração desses recursos. Outro ponto de atenção é a adaptação da infraestrutura de recarga. Embora a instalação de pontos de carregamento esteja avançando, mormente em países desenvolvidos, essa infraestrutura ainda é insuficiente para atender a uma frota massiva de veículos elétricos. Países emergentes, uma vez que o Brasil, enfrentam ainda mais dificuldades para viabilizar essa transição, tanto pela limitação de recursos quanto pela carência de políticas públicas robustas.

Do ponto de vista econômico, a transição para veículos elétricos pode ser benéfica a longo prazo, mas o impacto inopino pode ser significativo. A mudança afeta diretamente indústrias inteiras que estão ligadas à produção de motores a esbraseamento, o que pode gerar desemprego e forçar uma requalificação de trabalhadores. Ao mesmo tempo, o setor de vigor limpa e o desenvolvimento de tecnologias de baterias abrem novas oportunidades de negócios e empregos, mormente em países que liderarem essa transformação. Para os consumidores, os carros elétricos ainda apresentam um dispêndio proeminente, embora a tendência seja de redução dos preços nos próximos anos. Governos de diversas partes do mundo estão oferecendo incentivos fiscais e subsídios para facilitar a compra de veículos elétricos, mas essa não é uma verdade em muitos países, o que pode retardar a transição em regiões menos favorecidas economicamente.

A proibição da venda de carros movidos a combustíveis fósseis até 2035 é um marco precípuo na luta contra as mudanças climáticas, mas a transição exigirá um esforço conjunto entre governos, indústrias e consumidores. A eletrificação dos automóveis é uma peça-chave para perceber um porvir mais sustentável, mas seu sucesso dependerá de investimentos pesados em infraestrutura, inovação tecnológica e políticas públicas que garantam uma transição justa e atingível para todos.

 



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