além de reduzir o sal, coma frutas e verduras

Os europeus ficaram de olho grande nos efeitos do potássio justamente posteriormente estudos uma vez que um que foi publicado New England Journal of Medicine há três anos. Nele, pesquisadores britânicos e chineses dividiram mais de 20 milénio pessoas de 600 vilas rurais da China em dois grupos sorteados. Todos os participantes tinham hipertensão.

Durante um período de quase cinco anos, metade continuou consumindo o sal de sempre, enquanto a outra metade recebeu aquele sal com 25% de potássio na constituição para preparar a comida. No final de todo esse tempo, o número de eventos cardiovasculares, uma vez que infarto e AVC (acidente vascular cerebral), além de mortes, foi significativamente menor entre aqueles que consumiram sal dietético. Por essa razão, as novas diretrizes europeias chegam a sugerir a troca uma vez que selecção para alguns indivíduos. Atenção: isso não seria uma pedida para quem tem doença renal crônica.

Mas será que, mesmo para os outros, vale? O doutor Audes Feitosa torce um pouco o nariz. “Além de ser mais custoso, o sal dietético é quase insosso”, opina. “Daí que, na tentativa de sentir o sabor salso, a pessoa acaba usando uma quantidade maior para temperar e, no final, acaba consumindo muito sódio do mesmo jeito.”

O professor Bortolotto já viu trabalhos interessantes — “um deles, no Peru”, menciona — em que os participantes fizeram a substituição de um sal por outro aos poucos, até o paladar se habituar. “A troca foi feita até por merendeiras nas escolas, focando na prevenção”, relembra. “Mesmo assim, o ideal é consumir mais frutas e vegetais simplesmente. Até porque aumentar demais o consumo de potássio não é para qualquer um.”

Exagerar no potássio também faz mal

Quem tem hipertensão — uma vez que quatro em cada dez brasileiros adultos — apresenta uma doença que, embora silenciosa, é das mais perigosas. Se não mata ela própria, nem leva a sequelas complicadas, uma vez que as de um AVC, a pressão subida termina danificando terrivelmente os rins, assim uma vez que o diabetes.



Publicar comentário

You May Have Missed