Aneel avalia cancelar licença da Enel se constatar ‘falhas graves ou negligência’
Medida é em resposta a um apagão que deixou 2,1 milhões de pessoas sem pujança
A Sucursal Vernáculo de Pujança Elétrica (Aneel) está conduzindo uma investigação detalhada sobre a Enel em São Paulo, em resposta a um apagão que deixou 2,1 milhões de pessoas sem pujança. A escritório alertou que, caso sejam identificadas falhas significativas ou negligência por secção da empresa, poderá ter sanções, que incluem multas pesadas e até a possibilidade de revogação da licença. A prioridade da Aneel é certificar que o fornecimento de pujança seja restabelecido e que os direitos dos consumidores sejam respeitados. Em paralelo, o governo anunciou a realização de uma auditoria para calcular a fiscalização exercida sobre a Enel, buscando entender as causas do apagão e a resposta da empresa à crise.
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Em seguida três dias do incidente, murado de 500 milénio residências ainda permanecem sem eletricidade. A Enel recebeu um prazo suplementar de três dias para regularizar a situação e restabelecer o serviço a todos os afetados. A pressão sobre a empresa aumenta à medida que os consumidores aguardam soluções. Desde 2018, a Enel já enfrentou sete multas relacionadas à qualidade do atendimento e ao fornecimento de pujança, o que levanta preocupações sobre a eficiência de sua gestão.
Publicado por Sarah Paula
*Reportagem produzida com auxílio de IA
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