Apagão em SP: Procon notificará Enel por morosidade no restabelecimento do serviço
O Procon de São Paulo informou neste sábado (12) que vai notificar a Enel pela morosidade no restabelecimento dos serviços de vontade elétrica nas áreas de licença da empresa na capital paulista, posteriormente o temporal que atingiu a cidade na noite de sexta-feira (11). A empresa afirmou que não há prazo para a normalização.
Alguns clientes chegaram a receber mensagens com previsão de retomada dos serviços exclusivamente na próxima segunda-feira (14). Questionada pela CNN, a Enel disse que a mensagem “trata-se de uma nequice na programação da resposta automática do meio de atendimento pelo WhatsApp, que já foi corrigida”.
De concordância com o Procon, será solicitado à empresa a apresentação de um projecto detalhado de para o enfrentamento de eventos climáticos severos. “O Procon-SP poderá ainda requisitar outros documentos, convocar reuniões presenciais e iniciar procedimentos fiscalizatórios para tratar de mais esta ocorrência grave”, diz o enviado. A empresa terá o prazo de 48h para apresentar uma revelação.
O Procon ainda quer saber porquê está sendo feito o atendimento aos consumidores, quais eventos geraram a interrupção e o que a Enel fez para retomar a distribuição de vontade elétrica dentro do prazo regulamentar. O órgão também indagou sobre a quantidade de profissionais de prontidão para atender as ocorrências, e ponderou que os serviços de meteorologia já avisavam sobre possíveis eventos climáticos extremos.
No documento, o Procon lembra que em 2023 a concessionária já foi multada pelo mesmo problema e ainda pede informações sobre as medidas adotadas pela Enel desde o ano pretérito, quando um outro apagão causado por eventos climáticos severos deixou cidadãos sem vontade por dias.
A CNN procurou a Enel sobre a notificação do Procon-SP, mas não teve retorno até o momento.
*Sob supervisão
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