As melhores trilhas em Blumenau: saiba tudo sobre elas
Blumenau, na região do Vale do Itajaí, tem mais de 50% de seu território resguardado pela Mata Atlântica. Em meio à ampla espaço verdejante, caminhos foram abertos e trilhas em na cidade foram criadas.
O relevo da cidade, por sua vez, possui grandes diferenças de altitude, que vão das serras com morros altos na região sul aos vales na secção setentrião do município.
Considerando esses dois aspectos, é verosímil fazer trilhas em Blumenau de diferentes níveis de dificuldade. Há opções mais planas, leves e portanto acessíveis a muitas pessoas; outras um tanto mais desafiadoras, com subidas íngremes que levam ao topo de morros com vistas panorâmicas.
Conheça a seguir algumas opções de trilhas em Blumenau – todas em parques da cidade, com chegada liberado ao público e muito demarcadas. Aproveite o passeio e programe seu banho de natureza.
Parque Ecológico Spitzkopf
Traduzido do boche, “Spitzkopf” quer manifestar cabeça pontuda. A denominação do parque se refere ao morro a mais de 930 metros de altitude (um dos mais altos da cidade) e que é rumo final de uma das principais trilhas em Blumenau.
O parque, por onde a trilha é feita, é uma espaço pessoal que fica dentro de uma unidade de conservação federalista, o Parque Pátrio da Serra do Itajaí, que abrange em secção nove cidades da região.
No sítio não é permitido acampar e também não há lanchonetes. Por isso, esteja pronto com águas e lanches leves para manter o fôlego da passeio.
Endereço: Rua Bruno Schreiber, 3777 – bairro Progresso, a 15 quilômetros do Núcleo de Blumenau.
Não é permitido entrar com carruagem nas dependências do parque. O veículo deve permanecer estacionado ao longo da rua de chegada.
Horário de funcionamento: sábados e domingos, das 8h às 17h. A trilha precisa ser iniciada até 12h30. Depois esse horário, não é mais permitida.
Ingresso: R$ 20 por pessoa (somente no numerário).
Trilha do Mirone
Esta é a trilha que leva até o cima do Morro Spitzkopf, com uma vista panorâmica da Serra do Itajaí e da espaço urbana de Blumenau. O trajectória é o tempo inteiro de subida.
Mesmo que seja puxado e esgotante, a trilha é muito oportunidade, sem urgência de escaladas e o terreno, na maior secção do trajeto, não tem obstáculos pelo caminho.
Ao longo de quase todo o trajectória, que é muito demarcado e pode ser feito sem guias, o trilheiro é escoltado por um rio que margeia a subida. Em algumas partes há, inclusive, pequenas quedas d’chuva. Quando os altos pinheiros começarem a eclodir é um indicativo que está chegando ao topo.
Em dias de firmamento limpo é até verosímil divisar pontos do litoral catarinense. As vistas são exclusivamente um dos pontos fortes que fazem valer a pena saber as trilhas em Blumenau. Ao todo, são 5,8 quilômetros de extensão.
Tempo médio: 4h30 (ida e volta).
Nível de dificuldade: moderado, devido à subida regular até o topo.
Alcançável: pessoas com visível condicionamento físico. Crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida podem ter mais dificuldade com o trajectória.
Parque das Nascentes
O Parque Originário Municipal Nascentes do Garcia, que é um dos maiores rios da cidade, tem uma espaço totalidade superior a cinco milénio hectares e também está inserido no Parque Pátrio da Serra do Itajaí. O sítio é ótimo para fazer trilhas em Blumenau. Atualmente, são três abertas ao público. Todas sinalizadas e auto-guiadas.
Localizado no interno de Blumenau, o parque conta com mais de 20 áreas para banho, cachoeiras, espaço para camping e quiosques para preparar refeições, que precisam ser agendados previamente. Fora isso, o parque não tem lanchonete ou qualquer tipo de transacção.
No Parque não há acessibilidade para pessoas com deficiência. Entretanto, com agendamento prévio, é verosímil mobilizar a equipe e voluntários para facilitar na visitante, inclusive em algumas das áreas de banho.
Endereço: Rua Santa Maria, 14000 – bairro Progresso, sobre 20 quilômetros do Núcleo.
Horário de funcionamento: aos finais de semana e feriados, das 9h às 17h.
Ingresso: R$ 20 por pessoa (somente no numerário).
Trilha do Morro do Sapo
A mais extensa das trilhas do Parque das Nascentes, a do Morro do Sapo, inicia na portaria da unidade de conservação e termina em um mirone supra de 700 metros de altitude com visão esplêndido para vários morros da região do Vale do Itajaí.
Até chegar no mirone, o trilheiro passa por árvores centenárias, uma catadupa para contemplação, uma pequena cascata para banho e lindas paisagens.
Extensão: 8 km (ida e volta).
Tempo médio: muro de 3h (ida e volta).
Nível de dificuldade: moderado, devido à extensão do trajectória e à subida até o cima do morro. O último trecho é o mais íngreme deles. O terreno é, em universal, limpo e sem muitos obstáculos.
Horário: o trajeto deve iniciar até às 12h. Depois esse horário não é mais permitido.
Acessibilidade: todas as pessoas principalmente no início, em sua secção baixa. Pessoas com mobilidade reduzida podem ter mais dificuldade.
Trilha da Chuva
Embora não muito extensa, essa é uma das trilhas em Blumenau de nível de dificuldade subida. O rodeio de três quilômetros de extensão é em mata fechada, com uma subida mais pesada no início, uma descida íngreme em terreno bastante irregular e seis travessias por chuva, pelo Ribeirão Garcia Pequeno.
Além da rica flora e fauna há vários pontos de banho, incluindo um ofurô procedente com boa massagem para as costas, e uma cascata de 20 metros de queda para se refrescar (principalmente no verão de calorão de Blumenau).
Extensão: 3 km (rodeio).
Tempo médio: 1h50 (ao todo).
Nível de dificuldade: difícil.
Horário: o trajeto deve iniciar até às 14h. Depois esse horário não é mais permitido.
Acessibilidade: a pessoas com visível condicionamento físico e plena mobilidade. Crianças podem ter mais dificuldade por conta do terreno íngreme.
Trilha das Lagoas
Essa é uma trilha contemplativa e a mais atingível dentro do Parque das Nascentes. Praticamente toda em campo ingénuo e com poucos desníveis, o trajectória passa por árvores centenárias e três lagoas. Na primeira delas há um ponto para banho.
Extensão: 600 metros (rodeio).
Tempo médio: 40 minutos (ao todo).
Nível de dificuldade: plebeu.
Horário: o trajeto deve iniciar até às 16h. Depois esse horário não é mais permitido.
Acessibilidade: todas as pessoas, incluindo crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida.
Parque São Francisco de Assis
O Parque Originário Municipal São Francisco de Assis abriga duas curtas trilhas em Blumenau. Localizado muito no núcleo da cidade, aos fundos de um shopping, o sítio é uma unidade de conservação destinada à preservação de espécies, pesquisas e turismo ecológico.
As trilhas são autoguiadas, se interligam entre si e formam um rodeio, ou seja, começam e terminam no mesmo sítio. A menor delas, a Trilha da Cutia, tem pouco mais de 820 metros de extensão e a Trilha Caminho das Águas, a maior, quase 1,5 quilômetro.
Muito demarcados, os caminhos conduzem os visitantes em meio à mata e ao som de diferentes pássaros (são mais de 100 espécies identificadas). Pelo caminho, às vezes topam com os humanos algumas cutias ou quatis. Fora isso, os trilheiros tem um deck para sentar e respeitar a natureza e pontes que atravessam uma nascente e um lago.
Por conta da facilidade de chegada, essas são trilhas em Blumenau ideais para crianças. Pessoas idosas ou com mobilidade reduzida conseguem percorrê-las com tranquilidade até o deck de reparo. Depois, o caminho pode permanecer mais difícil.
Extensão: 2,3 km (rodeio)
Tempo médio: 1h40 (ao todo).
Nível de dificuldade: moderado
Acessibilidade: pessoas idosas e com mobilidade reduzida podem ter um pouco mais de dificuldade em um dos trechos da trilha.
Endereço: Rua Ingo Hering, 390 – Núcleo. Há estacionamento gratuito no sítio.
Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Em dias de chuva o parque não abre, por questões de segurança.
Ingresso: gratuita.
Publicar comentário