Banheiro pequeno: porquê decorar e aproveitar muito o espaço – 12/10/2024 – Tudo + um pouco

Banheiros apertados exigem uma combinação de soluções para otimizar o espaço.

Veja dicas da arquiteta Vanessa Paiva, do escritório Paiva e Passarini, para aproveitar muito a espaço e dar a sensação de que o envolvente é maior.

Cor

A recomendação é investir em tons mais claros. A arquiteta também indica usar o mesmo revestimento no piso e nas paredes, para ter uma unidade visual.

Iluminação

Ambientes mal iluminados parecem menores. Ou por outra, no banheiro, é importante ter boa claridade para realizar as atividades diárias. Paiva indica ter pelo menos dois pontos de luz em cima da bancada e um do box (que pode permanecer mais próximo à parede, para que ela rebata a luz).

Parede

Use as superfícies disponíveis para fabricar espaços de armazenamento.

Em um banheiro compacto, o armário é a melhor escolha, porque esconde os diferentes produtos de higiene e deixa o envolvente com um paisagem mais organizado e vasto.

Mas prateleiras e nichos também podem ser boas opções. Uma dica é fazer uma prateleira supra do vaso, porquê uma prosseguimento da bancada da pia, de ao menos 8 cm de profundidade. Assim, é provável estribar alguns itens e ainda dar uma sensação de prolongamento à bancada.

Espelho

É um item importante para fazer com que o banheiro fique mais iluminado e pareça mais vasto. Em vez de ter só um espelho pequeno em cima da pia, prefira um protótipo mais cocuruto e distendido, que pode se estender até o outro lado da parede. O ideal é que seja o mais liso provável, sem detalhes nem moldura.

Uma opção interessante é instalar um armário espelhado, com profundidade entre 10 cm e 12 cm, para usar a espaço para velar itens de higiene. Uma dica: ligeiro em consideração a intervalo entre o armário e a torneira, para não ter problemas no seu acionamento, sobretudo se a alavanca for puxada para cima.

Bancada

Quando há pouco espaço na bancada, é melhor optar pela cuba embutida. Outra sugestão é que os dois itens sejam na mesma cor. “Quanto menos você secciona o material, mais sensação de vasto você tem. Se a cuba é branca, a gente costuma usar o mármore ou um material sintético que seja no mesmo tom ou muito semelhante”, diz a arquiteta.

Gabinete

O traste deve ser pensado para aproveitar muito cada espaço. No projeto da foto supra, as gavetas foram colocadas na segmento debaixo, por conta da espaço ocupada dentro do armário pela cuba e pelo sifão. Na lateral, o suporte do papel higiênico foi encravado na marcenaria, porque não havia espaço para pendurá-lo na parede.

Outro ponto a se levar em consideração são os puxadores. Em um banheiro estreito, é bom evitar modelos grandes, que saiam muito para fora, para não permanecer esbarrando neles.

Box

O ideal é que o vidro seja transparente, para permitir a passagem de luz. Porquê normalmente a única janela fica dentro do box, melhor evitar modelos que vão até o teto e, assim, dificultam a circulação do ar.

O sistema de rombo também faz a diferença em banheiros estreitos. Nem sempre há espaço para instalar portas de passar. Porquê escolha, há modelos de terebrar e articulados (que liberam a circulação por completo).

Toalheiro

É importante escolher acessórios do tamanho perceptível. Não adianta ter um toalheiro lindo na parede e permanecer esbarrando nele o tempo todo.

Há suportes de toalha que podem ser encaixados no próprio box ou até mesmo fixados nele (antes da instalação, quando o vidro ainda não foi temperado).

Veja na galeria aquém outras ideias para banheiros pequenos.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul aquém.



Publicar comentário

You May Have Missed