Black Friday: por que compramos compulsivamente

Imagem de uma pessoa carregando várias sacolas coloridas de compras

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Para professor de psicologia da Universidade de Navarra, compulsão por compras pode ser um problema social, não individual

  • Author, Pablo Ruisoto*
  • Role, The Conversation

A Black Friday está chegando e, com ela, as aglomerações de consumidores dispostos a lutar para conseguir os melhores descontos e ofertas.

Neste ano, as ofertas incluem até novos produtos e serviços de clínicas de reprodução humana. Como explicar esses níveis de consumo? Somos viciados em comprar? Nesse artigo questionamos essa ideia e revisamos a importância do contexto social nos nossos hábitos de consumo: quanto, o que e quando consumimos.

Compulsão por compras?

O problema de comprar em excesso não é novo e as tentativas de explicar o fenômeno como resultado de um transtorno também não. Em 1915, o psiquiatra Emil Kraepelin o definiu como “mania por compras” ou “oniomania”.

Em 1924, Eugen Bleuler definiu comprar em excesso como um “impulso incontrolável por compras” ou “loucura impulsiva”, juntamente com a cleptomania ou a piromania.



Publicar comentário

You May Have Missed