Brian Viner analisa o Sr. Burton: uma masterclass de Toby Jones como o professor que fez de Richard Burton uma estrela


Sr. Burton (12a, 124 minutos)

Veredicto: SO-SO Biopic

Avaliação:

Richard Burton nasceu em casa em Pontrhydyfen, perto de Port Talbot, e foi enterrado sob o olhar do mundo em Celigny, perto de Genebra.

Somente isso sugere o caminho extraordinário que sua vida tomou entre seu nascimento há um século este ano e sua morte em 1984 aos 58 anos.

E considere o seguinte: o dia 12 dos 13 filhos de um carvão que bebe muito, ele superou Aristóteles Onassis para um diamante e se casou com a atriz mais famosa e glamourosa do mundo, duas vezes.

O filme de Marc Evans, Burton, nos diz o que, ou melhor, quem o levou a essa jornada movimentada.

Charmamente interpretado por Toby Jones, o personagem -título não é Richard, mas Philip Burton, o professor e dramaturgo silenciosamente carismáticos, cujo sobrenome ele levou.

‘Sr.’ Burton lhe ensinou Shakespeare, mudou sua elocução, planejou seu RAF bolsa de estudos para Universidade de Oxforde até tentou adotá -lo.

Uma citação da atriz acima mencionada resume o significado de Burton.

Charmamente interpretado por Toby Jones, o personagem -título não é Richard, mas Philip Burton, o professor e dramaturgo silenciosamente carismáticos, cujo sobrenome ele tomou

Charmamente interpretado por Toby Jones, o personagem -título não é Richard, mas Philip Burton, o professor e dramaturgo silenciosamente carismáticos, cujo sobrenome ele tomou

Toby Jones como Philip Burton e Harry Lawtey como Richard Burton. Richard Jenkins, ainda para se tornar Burton, tem 17 anos quando o encontramos pela primeira vez em Wartime South Wales

Toby Jones como Philip Burton e Harry Lawtey como Richard Burton. Richard Jenkins, ainda para se tornar Burton, tem 17 anos quando o encontramos pela primeira vez em Wartime South Wales

‘Sem Philip Burton, nunca teria havido um Richard Burton,’ Elizabeth Taylor uma vez escreveu.

– Aquela ótima voz rolante que rachou como ondas do Atlântico selvagem nunca teria sido ouvido fora do vale.

Richard Jenkins, ainda para se tornar Burton, tem 17 anos quando o encontramos pela primeira vez em Wartime South Wales. Ele é interpretado por Harry Lawtey, mais conhecido como o banqueiro de investimento móvel Robert Spearing no BBC indústria da série.

Lawtey tem 28 anos e, na verdade, parece mais um banqueiro do que um estudante.

A estratégia de impedi -lo de parecer o adolescente mais velho dos vales é fazer com que as outras crianças da classe pareçam ainda mais velhas, incentivando o pensamento irreverente de que pode haver um produto químico de envelhecimento sinistro na água de Pontrhydyfen.

Além disso, Lawtey faz um trabalho digno de crédito.

Rich, ou Richie, é sem mãe e praticamente sem pai, a menos que ele busque seu Da ‘no pub, onde Dic Jenkins (Steffan Rhodri), um racontro rugido e um bêbado ruindo, segura a quadra todas as noites.

Rich vive com sua amada irmã muito mais velha, CIS (Aimee-Fion Edwards), e seu marido brusco, Elfed (Aneurin Barnard), mas eventualmente se muda para as escavações de Burton, administradas pelo Mumsy ‘Ma’ Smith (um Twinkly Lesley Manville).

Rich vive com sua amada irmã muito mais velha, CIS (Aimee-fion Edwards), e seu marido brusco, Elfed (Aneurin Barnard), mas eventualmente se move para as escavações do Sr. Burton, administradas pela mãe (foto) ¿Mança (um Twinkly Lesley Manville)

Rich vive com sua amada irmã muito mais velha, CIS (Aimee-Filfion Edwards), e seu marido brusco, Elfed (Aneurin Barnard), mas acaba se mudando para as escavações de Burton, administradas pela mãe (foto) ‘Ma’ Smith (um Twinkly Lesley Manville)

O filme flerta gentilmente, timidamente, com a possibilidade de que haja uma dimensão menos do que o que o Sr. Burton, o Young Jenkins

O filme flerta gentilmente, timidamente, com a possibilidade de que haja uma dimensão menos do que o que o Sr. Burton no jovem Jenkins

O filme flerta gentilmente, timidamente, com a possibilidade de que haja uma dimensão menos do que o que o Sr. Burton no jovem Jenkins.

Mas não está habilitado. Esta é uma história edificante de um professor inspirador e avuncular e um aluno de Gobby, mas brilhante, que, depois de ser punido ao ser instruído a aprender o prólogo de Henry V de Shakespeare, relata que não parecia uma punição. Ele adorou.

Rich deixa a escola quando seu cunhado Elfed o encontra um trabalho humilde no departamento de cortinas da cooperativa de Port Talbot, mas não dura, e logo ele está de volta sob o feitiço de Burton, passando pelas encostas que trabalham na projeção de voz e juntando-se a uma sociedade de dramaticas amadores.

Quando ele aparece em uma produção de pigmalion, a ironia dificilmente precisa de sinalização, dada a óbvia dinâmica de Eliza Doolittle-Professor Higgins em sua própria vida.

Tudo isso é bastante envolvente e esclarecedor, e bem evocativo de tempo e lugar. Mas, à medida que os biópicos vão, o Sr. Burton não está na mesma divisão que, digamos, o recente um completo desconhecido, sobre o jovem Bob Dylan.

Às vezes, fica estranhamente ponderado e depois dá saltos narrativos repentinos, nos levando oito anos a Stratford, por exemplo, onde Burton agora é uma estrela promissora e um chip do antigo bloco, saturado em álcool.

Há uma cena triste em que ele se vira bêbado em seu antigo mentor, mas que, rapidamente, percebemos, é calculado para criar um desfecho em movimento, no qual o Sr. Burton, depois de ver Rich se apresentar, reage como Sam Mussabini de Ian Holm em Chariots of Fire (1981), na sequência de seu protegido Harold Abrahams em Gold Gold.

Por todas as fragilidades deste filme, isso me fez derramar uma lágrima.

O Sr. Burton está nos cinemas agora.



Source link

Publicar comentário

You May Have Missed