Carrefour se desculpou porque “reconheceu a qualidade dos produtos brasileiros“, diz Mauro Vieira

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, declarou, nesta quarta-feira (27), durante o programa “Bom dia, Ministro”, que o CEO do Carrefour da França, Alexandre Bompard, se desculpou em carta porque “reconheceu a qualidade – sanitária e no paladar – dos produtos brasileiros”.

“A carta que o presidente dessa empresa de supermercados mandou ao ministro da Agricultura toca no ponto principal, ele se desculpou porque reconheceu a qualidade – sanitária e no paladar – dos produtos brasileiros. Então acho que isso já é uma resposta e uma boa resposta para essa questão, que é entre empresas privadas, a matriz na França e a do Brasil”, afirmou Mauro Vieira.

No dia 20 de novembro, Bompard questionou a qualidade da carne latino-americana e afirmou que lojas da rede varejista francesa não iriam mais comercializar o produto.

A fala gerou um boicote por parte do setor produtivo brasileiro contra a companhia francesa.

A JBS, um dos principais frigoríficos brasileiros, interrompeu o fornecimento de carne ao Carrefour, na última quinta-feira (21), em resposta à decisão do CEO francês no dia anterior.

A Friboi, marca da JBS, responde por cerca de 80% das carnes vendidas no Carrefour.

Na última sexta-feira (22), a Masterboi também realizou a suspensão de 250 toneladas de carne ao Carrefour.

Ontem (26), o CEO do grupo francês encaminhou, ao ministro da Agricultura e Pecuária brasileiro, Carlos Fávaro, uma carta de desculpas, alegando que: “se a comunicação do Carrefour França gerou confusão e pode ter sido interpretada como questionamento de nossa parceria com a agricultura brasileira e como uma crítica a ela, pedimos desculpas”.

Após o pedido de desculpas do CEO global da rede de varejo, o Carrefour Brasil afirmou que o planejamento de entregas dos produtos de carne bovina às lojas foi retomado e prevê normalização do abastecimento nos próximos dias.

Assunto “superado”

Na última terça-feira (26), em entrevista a jornalistas, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou que o CEO do Carrefour, Alexandre Bompard, se corrigiu “em tempo” e que episódio envolvendo o supermercado e as carnes brasileiras “foi superado”.

“Episódio superado. […] Foi uma atitude intempestiva do CEO do Carrefour e que foi corrigido em tempo e agora é vida que segue”, disse Fávaro em São Paulo.

Para Mauro Vieira, o assunto também já foi encerrado.

“Do ponto de vista do governo e empresarial, tá superado, ele disse que a carne, o frango, são produtos de boa qualidade, que são enquadrados dentro da legislação sanitária e das exigências da União Europeia e da França”, destacou o ministro.

(Com informações de Gisele Farias, da CNN, em São Paulo)



Publicar comentário

You May Have Missed