cidades do Setentrião de SC têm risco de furacão
O Setentrião de Santa Catarina deverá enfrentar uma semana de chuvas intensas, com risco de alagamentos e ventos fortes. Neste terça-feira (8), a Prefeitura de Joinville elevou o Projecto de Contingência para Alerta Amarelo, que sinaliza estado de mobilização. Já a cidade vizinha Araquari divulgou alerta de risco de furacão.
O estado de alerta serve para toda Santa Catarina, de convénio com a Resguardo Social. O risco é moderado e cocuruto para alagamentos, enxurradas, inundações, danos na rede elétrica, queda de árvores e destelhamentos.
O alerta para segmento do Setentrião catarinense está em vermelho, segundo anuncio da Resguardo Social estadual. Já outras regiões variam entre laranja (atenção) e amarelo (reparo).
Tufão em SC
De convénio com a Defesa Civil, a instabilidade do tempo em Santa Catarina acontece devido à atuação de uma baixa pressão no Paraguai, combinada a intensificação da circulação marítima.
A formação de um furacão extratropical no Rio Grande do Sul também influencia no tempo. Na sexta-feira (11), a extensão de baixa pressão dá origem ao fenômeno na costa e a uma novidade frente fria.
A Resguardo Social afirma que, no Litoral Setentrião, o reunido de chuva pode variar entre 150 e 200mm. Já para a região do Planalto Setentrião, são esperados valores entre 100 e 150mm.
A expectativa é que, na sexta-feira (11), haja o esgotamento da circulação marítima e, consequentemente, a subtracção das chuvas no litoral.
Conforme a Resguardo Social, ao longo do dia, as tempestades avançam do oeste para as áreas litorâneas, mudando o padrão de chuva na região. Em seguida a passagem dos sistema, a tendência é de tempo firme para o final de semana.
Cuidados e recomendações
A recomendação da Defesa Civil de Joinville é que, em caso de ventos fortes, as pessoas busquem um sítio protegido longe de árvores, placas, postes de vontade e de outros objetos que possam ser arremessados.
Em sítio protegido, deve-se manter intervalo das janelas. Aparelhos eletrônicos devem ser desligados. Outra orientação é nunca transpor ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos, permanecer prudente à inclinação de árvores e postes, além de rachaduras em muros ou paredes.
Mantenha-se informado sobre o tempo na sua cidade
Para receber as mensagens da Resguardo Social em tempo real, basta enviar o CEP da residência para o número 40199, por mensagem de texto (SMS). O serviço é gratuito.
Já para acionar a Resguardo Social, é necessário vincular para o número 199. Com relação aos Bombeiros Voluntários o número de emergência é 193.
Publicar comentário