clássicos para todas as gerações!
Ideais para aqueles dias chuvosos, acompanhados de uma cobertinha e pipoca, os filmes adolescentes são geralmente uma excelente pedida para dar boas risadas, se emocionar e se apaixonar.
Muitos até chamam esse estilo de produção de comfort movie, traduzindo, aqueles filmes para assistir em momentos aconchegantes, pois, no fundo, eles sempre nos trazem um quentinho no coração.
Pensando nesse clima, listamos 15 filmes adolescentes essenciais para você assistir a qualquer momento, mas de preferência, com os amigos.
Os melhores filmes adolescentes
Drama, aventura, nostalgia, romance. Todos esses ingredientes estão presentes nos filmes adolescentes, que começaram a se popularizar no cinema na década de 80, com os clássicos dirigidos por John Hughes.
Com o passar do tempo, os longas-metragens foram abordando temas mais contemporâneos a sua época, trazendo discussões importantes sobre essa fase de descobertas e inquietações.
E mesmo com o passar do tempo, eles continuam impactantes, conquistando novos fãs e atingindo o patamar de clássicos do gênero. Dito isso, separamos dicas de filmes adolescentes de diferentes décadas para você conferir.
Filmes adolescentes dos anos 80
A primeira vista, os filmes de adolescentes da década de 1980 causa um estranhamento, com os personagens parecendo mais velhos e vestimentas bem diferentes dos dias atuais. Mas os componentes principais continuam lá e eles continuam conversando com várias gerações.
Clube dos Cinco, de 1985
Dirigido pelo mestre John Hughes, o filme pega a clássica história de adolescentes na detenção para unir cinco personalidades totalmente diferentes: o atleta, a patricinha, a esquisita, o nerd e o rebelde. Em pouco tempo juntos, eles já descobrem que possuem muito em comum e dividem seus maiores segredos.
- Disponível em: Telecine, Apple TV, Google Play.
Curtindo a Vida Adoidado, de 1986
Um clássico que marcou seus espectadores com cenas memoráveis, como Ferris Bueller e seus amigos cantando “Twist and Shout” em uma parada temática, ou os rolês deles com a Ferrari do pai de Cameron. Toda a trama deixa um desejo de matar aula só para aproveitar a vida de maneira divertida.
- Disponível em: Prime Video, Mercado Play, Apple TV.
Dirty Dancing, de 1987
Chegamos ao primeiro filme adolescente musical da lista: Ritmo Quente, ou Dirty Dancing, para os mais puristas. O longa conta a história de Frances, uma adolescente que no meio de suas férias entediantes, encontra na dança uma oportunidade de encontrar o amor. Simplesmente inesquecível.
- Disponível em: Prime Video, Google Play.
De volta para o Futuro, de 1985
De volta para o Futuro não marcou só época, como trouxe inúmeros elementos para a cultura pop, como o DeLorean, o Hoverboard, Nike Air Mag e por aí vai. O filme marcou o início de uma bem-sucedida trilogia sci-fi, com personagens carismáticos como Marty McFly e o professor Brown, e insuportáveis, como o marrento Biff.
- Disponível em: Prime Video, Telecine, Apple Tv e Google Play.
Digam o que quiserem, de 1989
Protagonizado por John Cusack, é um clássico que mostra como os opostos se atraem. Enquanto Lloyd (Cusack), é um adolescente sem qualquer perspectiva de futuro, Diane (Ione Skye) é a garota mais inteligente do colégio. Apaixonado por ela, Lloyd fará de tudo para conquistá-la no último verão antes de ela se mudar para a Inglaterra.
- Disponível em: Prime Video
Filmes adolescentes dos anos 90
Os anos 90 trouxeram uma energia diferente para os adolescentes e isso é visível nos filmes da época. Há romance, cores e diversão? Sim, muita. Mas o thriller e a sexualidade também passaram a fazer parte das produções da época.
As patricinhas de Beverly Hills, de 1995
Moda, gírias, festas… o filme parece até ser uma ode à glamorização de quem tem grana, mas também debate a chegada da maturidade e como temos que lidar com as responsabilidades e paixões inesperadas. Simplesmente divertido e icônico.
- Disponível em: Netflix, Mercado Play, Telecine.
Segundas Intenções, de 1999
Basicamente uma releitura do livro “Ligações Perigosas”, de Pierre Choderlos de Laclos em um filme adolescente provocante. Sarah Michelle Gellar, conhecida por até então protagonistas queridas pelo público, encarna o papel da ardilosa Kathryn, que faz uma aposta com o meio-irmão Sebastian (Ryan Phillippe) para tirar a virgindade da inocente Annette (Reese Witherspoon).
- Disponível em: Prime Video
10 coisas que eu odeio em você, de 1999
Mais uma obra inspirada na literatura, no caso em A Megera Domada, de Shakespeare, esse filme apresentou grandes nomes do cinema, como Julia Stiles, Joseph Gordon-Levitt e o memorável Heath Ledger, simplesmente encantador no papel do galanteador Patrick. É daqueles filmes adolescentes que despertam todas as emoções.
Ela é demais, de 1999
Aluno mais popular da escola, Zach vê sua moral despencar ao ser abandonado pela namorada. Para melhorar a reputação, ele decide transformar a nerd Laney na rainha do baile da escola. Clichê? Sim. Divertido? Também sim!
- Disponível em: Mercado Play, Telecine, Google Play
Da magia à sedução, de 1998
Prestes a ganhar continuação, Da Magia à Sedução é daqueles filmes que às vezes é esquecido no churrasco, mas traz Sandra Bullock e Nicole Kidman no papel de duas jovens bruxas que buscam reascender a magia familiar.
- Disponível em: Apple TV, Prime Video
Filmes adolescentes dos anos 2000
Após a virada do milênio, as comédias adolescentes ganharam um tom mais sarcástico, enquanto os romances ficaram mais profundos e as discussões existenciais ganharam presença nos filmes adolescentes.
As Apimentadas, de 2000
Os filmes colegiais sempre tiveram espaço entre o coração dos mais jovens e As Apimentadas entrega tudo o que um bom filme adolescente pede. Rivalidade, danças, drama, união e piruetas acrobáticas num longa que mostra uma competição entre grupos de torcida.
Disponível em: Prime Video, Pluto TV
Meninas Malvadas, de 2004
Hoje em dia, é difícil passar pela internet sem pegar uma referência do filme roteirizado por Tina Fey. “Nas quartas-feiras, usamos rosa”, “Isso é tão barro” e “Não posso evitar ser tão popular” são memes inesquecíveis. Isso sem falar que Regina George virou sinônimo da garota megera, mas graciosamente debochada.
- Disponível em: Mercado Play, Netflix, Paramount +
Juno, de 2007
Outro filme adolescente memorável da década, Juno debate a gravidez na juventude de maneira leve, mas sem deixar de ser realista. Protagonizado por Elliot Page, a personagem virou símbolo da adolescente espirituosa e prática.
- Disponível em: Disney+, YouTube
Crepúsculo, de 2008
A saga de Bella e Edward hoje é lembrada por memes gerados pelas cenas, mas marcou época ao trazer a fantasia de volta aos filmes adolescentes. A improvável paixão entre uma humana e um vampiro marcou época e gerou uma das séries de filmes mais lucrativas dos últimos anos.
Disponível em: Netflix, Prime Video, Telecine, Apple TV
A Mentira, de 2010
Releitura moderna do livro “A Letra Escarlate”, o filme A Mentira mostra até onde uma história inventada pode chegar. Com muito bom humor e várias pitadas de sarcasmo, a comédia alavancou a carreira da hoje premiada atriz Emma Stone.
- Disponível em: Max, Google Play
Hoje eu quero voltar sozinho, de 2014
Baseado em um curta-metragem, o filme nacional traz como protagonista Leonardo, um adolescente cego que busca a independência, mesmo lidando com a superproteção da mãe. A chegada de Gabriel no seu colégio faz o adolescente repensar seus sentimentos e lidar com a sua sexualidade.
- Disponível em: Netflix, Google Play
As vantagens de ser invisível, de 2012
Com elenco de peso, As vantagens de ser invisível logo se tornou um filme adolescente cult, ao abordar questões de saúde mental, abuso, sexualidade e a busca por se encontrar no mundo.
- Disponível em: Prime Video.
A culpa é das estrelas, de 2014
Baseado no romance de John Green, A Culpa é das Estrelas, arranca lágrimas de adolescentes e adultos até hoje. A trama conta a história de Hazel e Gus, dois adolescentes que se conhecem num grupo de apoio para pacientes com câncer. Inicialmente desiludida, Hazel descobre que é possível se apaixonar e os dois vão viver sua jornada juntos, incluindo em uma aventura em Amsterdã.
- Disponível em: Disney +, Prime Video
Por lugares incríveis, de 2020
Abordando a saúde mental dos protagonistas, esse filme é daqueles com final inesperado que emociona. Contudo, nem sempre é como a história acaba, mas o que acontece pelo caminho. E a conexão de Violet e Theodore proporciona momentos únicos de amizade, paixão e entendimento sobre seus próprios traumas.
Publicar comentário