Com 2,5 milhões de eleitores, região de Campinas escolhe prefeitos e vereadores neste domingo; veja orientações
Programa próprio no g1 vai trazer a apuração de votos em tempo real a partir das 16h. Urna eletrônica
Reprodução
A região de Campinas (SP) escolhe, neste domingo (6), 31 prefeitos e 400 vereadores nas eleições municipais. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são 2.534.479 eleitores aptos a votar, incluindo os 884 milénio da metrópole, que é o terceiro maior escola eleitoral do estado de São Paulo e o 14º maior do país.
Os eleitores das cidades da espaço de cobertura do g1 Campinas estão distribuídos em:
7.437 seções eleitorais
834 locais de votação
A votação ocorre das 8h às 17h e a expectativa da Justiça Eleitoral é que os resultados sejam divulgados até o final da noite de domingo. Os repórteres do g1 acompanham durante todo o dia a eleição e, a partir das 16h, um programa próprio vai trazer em tempo real a apuração dos votos na região.
Porquê consultar a seção eleitoral e o que levar?
A seção eleitoral e o respectivo endereço dela podem ser consultados no site da Justiça Eleitoral, no aplicativo e-Título ou na Médio de Atendimento ao Votante pelo telefone 148. Para votar, o sufragista precisa apresentar ao mesário, ao menos, um documento com foto.
Guia do sufragista: quais documentos posso usar para votar?
Segundo vez
Em Campinas e Sumaré, cidades com mais de 200 milénio eleitores, a eleição pode ir para o segundo vez, marcado para 27 de outubro, se nenhum dos candidatos atingir 50% dos votos válidos. A lista de candidatos das cidades estão disponíveis no g1.
A região tem 122 candidatos ao Executivo, sendo 21 prefeitos que tentam a reeleição, e 5.367 candidatos a vereador aptos a serem votados neste domingo.
Veja inferior dados de eleitores, seções eleitorais e locais de votação por cidade.
Dados – Eleições 2024 – Região de Campinas
Regras para a votação
O g1 separou tudo que o sufragista precisa saber para a votação. Veja inferior as perguntas e respostas:
Qual a ordem de votação na urna eletrônica?
Primeiro vereador, com cinco dígitos, e depois prefeito, com dois dígitos.
Posso votar com o adesivo do meu candidato?
Desde que seja em uma sintoma individual e silenciosa, o sufragista pode usar o adesivo ou bóton do candidato, segundo a Justiça Eleitoral. A abordagem de outros eleitores e a distribuição de santinhos, no entanto, é vedada. “Numa conversa, se você está com propaganda pode configurar a boca de urna”, alertou o juiz.
Posso votar de chinelo e bermuda?
A lei eleitoral permite que eleitores votem de chinelo e bermuda.
Guia do sufragista: posso votar de bermuda e chinelo?
Posso entrar com celular?
O sufragista pode entrar com o celular na seção eleitoral, inclusive para apresentar os documentos em formato do dedo – uma vez que o e-Título, mas não pode levar o aparelho eletrônico até a urna. Ele deve permanecer com o mesário e será devolvido posteriormente o término da votação. “Ele não pode levar celular justamente para evitar que se fotografe qual é o voto”, explicou Torrano.
Voto é obrigatório?
O voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos e facultativo para os analfabetos e os maiores de 70. Os jovens de 16 e 17 anos também têm o voto facultativo. Para poderem votar, é preciso que tenham tirado o título e ele esteja em situação regular.
Porquê faço para justificar o voto?
Só poderá justificar a falta, no dia da votação, quem estiver fora de sua cidade cadastrada uma vez que estância eleitoral. É provável fazer a justificativa pelo e-Título durante o período de votação, das 8h às 17h, ou presencialmente, nos locais de votação. Caso não apresente a justificativa no dia da votação, a eleitora ou o sufragista poderá justificar a falta em até 60 dias.
Guia do sufragista: o que acontece caso o sufragista não vote
Quem tem preferência para votar?
As pessoas com 80 anos ou mais têm prioridade absoluta na fileira de votação. O atendimento prioritário também é válido para quem tem 60 anos ou mais, pessoas com deficiência, gestantes, com petiz de pescoço e lactantes, entre outras. A legislação também garante prioridade aos acompanhantes.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Publicar comentário