Com salas históricas, simulador e ‘táxi retrô’, museu de carros raros é inaugurado em Campos do Jordão, SP | Vale do Paraíba e Região

Carro, Arte, Design e Educação (Carde) — este foi o nome escolhido para o novo museu de carros, inaugurado nesta quinta-feira (28) em Campos do Jordão, no interior de São Paulo.

Com a proposta de expor carros antigos e históricos, o museu também traz em seu conceito a possibilidade de contar a história do Brasil através das décadas que marcaram os lançamentos dos carros ali expostos.

Museu Carde é inaugurado nesta quinta-feira (28), em Campos do Jordão (SP) — Foto: Lucas Tavares/g1

Ao todo, o acervo conta com 500 veículos. No museu, contudo, cerca de 100 veículos são expostos de forma rotativa. Alguns mais raros, outros mais históricos, como o Lincoln Model K, que levou diversos chefes de Estado, como o ex-presidente Getúlio Vargas.

O museu tem, ao todo, 6 mil metros quadrados, construído em uma área total de mais de 200 mil metros quadrados no nobre bairro do Alto da Boa Vista.

O prédio é dividido em diversas salas, que contam com painéis de LED que exibem vídeos históricos e artísticos. Além de carros, o acervo também reúne obras de arte entre quadros, gravuras, joias e esculturas de artistas como Di Cavalcante, Candido Portinari, entre outros.

Museu Carde é inaugurado nesta quinta-feira (28), em Campos do Jordão (SP) — Foto: Lucas Tavares/g1

Na entrada do museu, um Brasinca Uirapuru, de 1964, recepciona quem visita o espaço. A grande diferença está no modo de exposição: no alto de um cajueiro com folhagens de crochê. Ainda no salão de entrada, todas as paredes também recebem o crochê colorido, que remete à natureza do país. Tudo fabricado por 200 crocheteiras.

Referência na criação de museus, o artista visual Gringo Cardia foi quem deu vida ao design do Carde. Em entrevista à TV Vanguarda, ele contou que procurou popularizar o museu para todos os públicos.

“Quando eu fui convidado para fazer esse museu, eu tive um certo receio de ser um museu elitizado. Quando eu vi a possibilidade de contar histórias aqui e trazer essa cultura popular junto, eu vi que era um grande potencial, porque ia juntar dois públicos que não se encontram”, disse.

Museu Carde é inaugurado nesta quinta-feira (28), em Campos do Jordão (SP) — Foto: Lucas Tavares/g1

“Aqui a gente conseguiu isso através da arte, através da história do Brasil, de ambientes cenográficos, que as pessoas se perdem e o carro é um coadjuvante dessa história. Isso faz o museu ser para todo mundo”, completou.

No térreo, o museu conta com salas que contam a história do país dividida por eras. Uma das salas é voltada para os amantes do automobilismo, apresentando três carros originais da equipe Willys, dominante no automobilismo brasileiro na década de 1960.

Museu Carde é inaugurado nesta quinta-feira (28), em Campos do Jordão (SP) — Foto: Divulgação

Ainda no museu, o visitante tem a oportunidade de ‘pilotar’ uma Ferrari Testarossa em um simulador que, segundo o Carde, é um projeto único no mundo que permite experiência realista de controle e velocidade.

No lado externo, também há um serviço de táxi diferenciado: também com carros antigos com peças originais, onde o visitante tem a oportunidade de passear pelo complexo do museu durante a visita. O espaço também conta com restaurante e cafeteria, além de um ‘circuito kids’, voltado para as crianças.

Museu Carde é inaugurado nesta quinta-feira (28), em Campos do Jordão (SP) — Foto: Lucas Tavares/g1

Entre os veículos históricos apresentados no Carde está o Fusca conversível, utilizado pelo então presidente da República, Juscelino Kubitscheck, durante a inauguração da fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP).

Além disso, outro carro chama a atenção: o utilizado pelo Papa João Paulo II durante visita ao Brasil. Ele foi flagrado utilizando o veículo na viagem que fez de Aparecida (SP) a São José dos Campos (SP).

O Carde está localizado na Rua Benedito Olímpio Miranda, nº 280, no Alto da Boa Vista, em Campos do Jordão. O espaço fica aberto de quinta a segunda-feira, das 10h às 18h. Os ingressos custam R$ 60 (meia) e R$ 120 (inteira).

Fusca conversível utilizado por JK na inauguração da fábrica da Volkswagen no Brasil, em 1959 — Foto: Lucas Tavares/g1

Chrysler Imperial L80 utilizado durante a visita do Papa João Paulo II no Brasil — Foto: Lucas Tavares/g1

Museu em Campos usa carros para contar história do país
Museu em Campos usa carros para contar história do país

Museu em Campos usa carros para contar história do país

Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina



Publicar comentário

You May Have Missed