Com salas históricas, simulador e ‘táxi retrô’, museu de carros raros é inaugurado em Campos do Jordão, SP | Vale do Paraíba e Região
Carro, Arte, Design e Educação (Carde) — este foi o nome escolhido para o novo museu de carros, inaugurado nesta quinta-feira (28) em Campos do Jordão, no interior de São Paulo.
Com a proposta de expor carros antigos e históricos, o museu também traz em seu conceito a possibilidade de contar a história do Brasil através das décadas que marcaram os lançamentos dos carros ali expostos.
Museu Carde é inaugurado nesta quinta-feira (28), em Campos do Jordão (SP) — Foto: Lucas Tavares/g1
Ao todo, o acervo conta com 500 veículos. No museu, contudo, cerca de 100 veículos são expostos de forma rotativa. Alguns mais raros, outros mais históricos, como o Lincoln Model K, que levou diversos chefes de Estado, como o ex-presidente Getúlio Vargas.
O museu tem, ao todo, 6 mil metros quadrados, construído em uma área total de mais de 200 mil metros quadrados no nobre bairro do Alto da Boa Vista.
O prédio é dividido em diversas salas, que contam com painéis de LED que exibem vídeos históricos e artísticos. Além de carros, o acervo também reúne obras de arte entre quadros, gravuras, joias e esculturas de artistas como Di Cavalcante, Candido Portinari, entre outros.
Museu Carde é inaugurado nesta quinta-feira (28), em Campos do Jordão (SP) — Foto: Lucas Tavares/g1
Na entrada do museu, um Brasinca Uirapuru, de 1964, recepciona quem visita o espaço. A grande diferença está no modo de exposição: no alto de um cajueiro com folhagens de crochê. Ainda no salão de entrada, todas as paredes também recebem o crochê colorido, que remete à natureza do país. Tudo fabricado por 200 crocheteiras.
Referência na criação de museus, o artista visual Gringo Cardia foi quem deu vida ao design do Carde. Em entrevista à TV Vanguarda, ele contou que procurou popularizar o museu para todos os públicos.
“Quando eu fui convidado para fazer esse museu, eu tive um certo receio de ser um museu elitizado. Quando eu vi a possibilidade de contar histórias aqui e trazer essa cultura popular junto, eu vi que era um grande potencial, porque ia juntar dois públicos que não se encontram”, disse.
Museu Carde é inaugurado nesta quinta-feira (28), em Campos do Jordão (SP) — Foto: Lucas Tavares/g1
“Aqui a gente conseguiu isso através da arte, através da história do Brasil, de ambientes cenográficos, que as pessoas se perdem e o carro é um coadjuvante dessa história. Isso faz o museu ser para todo mundo”, completou.
No térreo, o museu conta com salas que contam a história do país dividida por eras. Uma das salas é voltada para os amantes do automobilismo, apresentando três carros originais da equipe Willys, dominante no automobilismo brasileiro na década de 1960.
Museu Carde é inaugurado nesta quinta-feira (28), em Campos do Jordão (SP) — Foto: Divulgação
Ainda no museu, o visitante tem a oportunidade de ‘pilotar’ uma Ferrari Testarossa em um simulador que, segundo o Carde, é um projeto único no mundo que permite experiência realista de controle e velocidade.
No lado externo, também há um serviço de táxi diferenciado: também com carros antigos com peças originais, onde o visitante tem a oportunidade de passear pelo complexo do museu durante a visita. O espaço também conta com restaurante e cafeteria, além de um ‘circuito kids’, voltado para as crianças.
Museu Carde é inaugurado nesta quinta-feira (28), em Campos do Jordão (SP) — Foto: Lucas Tavares/g1
Entre os veículos históricos apresentados no Carde está o Fusca conversível, utilizado pelo então presidente da República, Juscelino Kubitscheck, durante a inauguração da fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP).
Além disso, outro carro chama a atenção: o utilizado pelo Papa João Paulo II durante visita ao Brasil. Ele foi flagrado utilizando o veículo na viagem que fez de Aparecida (SP) a São José dos Campos (SP).
O Carde está localizado na Rua Benedito Olímpio Miranda, nº 280, no Alto da Boa Vista, em Campos do Jordão. O espaço fica aberto de quinta a segunda-feira, das 10h às 18h. Os ingressos custam R$ 60 (meia) e R$ 120 (inteira).
Fusca conversível utilizado por JK na inauguração da fábrica da Volkswagen no Brasil, em 1959 — Foto: Lucas Tavares/g1
Chrysler Imperial L80 utilizado durante a visita do Papa João Paulo II no Brasil — Foto: Lucas Tavares/g1
Museu em Campos usa carros para contar história do país
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Publicar comentário