comércio altera horário de funcionamento em diversas capitais
Pelo menos 85% dos brasileiros afirmaram que farão compras nessa Black Friday, segundo uma pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva e da QuestionPro. Os produtos adquiridos devem ser usados neste final de ano, já que o mês de dezembro está logo aí.
O comércio varejista tem buscado se adaptar ao interesse do público em comprar neste final de ano. Com a chegada da Black Friday em 2024, marcada para o dia 29 de novembro, muitos consumidores querem aproveitar a oportunidade para comprar pagando até 50% a menos.
Logo, as lojas devem estar preparadas para atender essa demanda. No final do ano, antes da chegada do Natal, o comércio já se organiza para funcionar até mais tarde. Tanto o comércio de rua, como os shoppings e até os supermercados aumentam a sua carga horária.
A ideia é conseguir atender aquele cliente que trabalha em horário comercial, quer chegar em casa e depois sair com a família para as compras. Sendo assim, esse cliente precisa encontrar o comércio aberto, e esse comércio precisa estar disponível para a freguesia.
Comércio vai funcionar até mais tarde neste final de ano?
Provavelmente sim, mas não é uma regra. Não existe uma exigência nacional para que todos os comércios ampliem seu horário de funcionamento no final do ano.
Por isso, o horário estendido vai depender do próprio comerciante, ou do que ficou definido naquela região. Em uma rua de comércio de roupas e calçados, por exemplo, o grupo de lojistas pode decidir por mudar sua grade de funcionamento na Black Friday e semana do Natal.
O mesmo pode acontecer com os lojistas do shopping. Na sexta-feira (29), oficialmente a Black Friday, os shoppings de Belém (PA) e Ananindeua (PA) funcionarão até às 23h. No sábado (30) retorna a programação normal com fechamento às 22h.
De um modo geral, o funcionamento deve ser alterado em:
- Na Black Friday (29 de novembro): o comércio de rua e os shoppings devem ampliar em 1 hora o seu funcionamento, fechando mais tarde;
- Na semana do Natal (a partir do dia 17): o comércio de rua e os shoppings devem ampliar em 1 hora o seu funcionamento, fechando mais tarde.
Publicar comentário