Como comprar no fim de ano sem estourar o orçamento?
Chegou uma das melhores épocas do ano, o Natal e o Réveillon. Temporada também de ir às compras e distribuir presentes. É importante ter cuidado com as dívidas assumidas agora, pois elas podem acabar afetando seus planos de começo do ano.
É bora de colocar uma roupa confortável e seguir para a maratona de compras de fim de ano. nessa temporada o pagamento do 13º salário e as promoções podem te ajudar a não se endividar. No entanto, essas não são as únicas estratégias para se manter dentro do orçamento.
Ana Clara Aguiar, especialista da Serasa, deu dicas de economia que podem te ajudar na hora das compras, confira.
Defina um orçamento
A preparação começa muito ante de você sair de casa, inicia com o orçamento sendo definido.
“Nessa época, as pessoas ficam muito estimuladas pelo consumo. As lojas dão desconto, o décimo terceiro cai na conta, as pessoas querem dar presentes. O descontrole é a razão de muitas pessoas se endividarem”, afirmou Ana Clara Aguiar em entrevista a B³.
Liste os presentes
O ideal é fazer uma vista das pessoas que você deseja presentar e o que pretende comprar para cada pessoa. A partir disso, é hora de ir à procura dos itens, ah, e não deixe para a última hora.
Afinal pode acontecer de você não encontrar o item desejado ou dele estar com o preço acima do esperado.
Aproveite as ofertas da Black Friday
Na próxima sexta-feira, 29, acontece a Black Friday, uma promoção nacional e válida para todos os setores. É o momento ideal para comprar os presentes, pois muitas lojas oferecem descontos que chegam a 70%.
Além disso, a Black também pode ser uma oportunidade interessante para comprar os itens da ceia de Natal.
Cuidado com os golpes
A temporada é de ofertas e um prato cheio para os golpes. Muitas vezes a ânsia de comprar os presentes pode te fazer se tornar uma vítima dos golpistas. Até porque as ofertas são atrativas, descontos impressionantes, parcelamento, itens que estão na lista de desejo de muita gente, entre outras.
“Estamos falando em economizar dinheiro, mas muitas vezes, na ânsia de economizar, as pessoas acabam caindo em descontos muito agressivos, que parecem bons demais para ser verdade, e são”, comenta Aguiar.
Usar o cartão de crédito digital, conferir se o site é confiável, desconfiar dos descontos são algumas das estratégias possíveis.
Atenção ao cartão de crédito
Ele pode ser o mocinho ou o vilão das suas finanças, tudo depende da sua organização financeira. É sempre bom lembrar que as compras feitas agora serão cobradas apenas em 2025.
É justamente nessa época de início do ano em que os brasileiros têm alguns pagamentos anuais, como o IPVA, IPTU, além da compra de material escolar. O parcelamento é inevitável? Então, tente não pagar em muitas vezes.
A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, apresenta o auxílio material escolar, confira.
Renegociação de dívidas
Essa é a hora de preparar o seu 2025 para uma vida sem dívidas, o que começa com a negociação dos débitos já existentes. Uma alternativa que pode ser interessante é aproveitar o 13º salário para limpar o seu nome.
Até porque com dinheiro em mãos a negociação acaba sendo mais fácil e o nome limpo em menos tempo.
Publicar comentário