Da pré-Libertadores ao quase rebaixamento: a retrospectiva de 2024 do Bragantino
Ano do Massa Bruta começou com altas expectativas, mas terminou com fuga da Série B na última rodada do Brasileirão Um ano que começou cercado de boas expectativas e que terminou com um sufoco. Assim foi o 2024 do Red Bull Bragantino. Após iniciar a temporada com o intuito de manter o embalo da boa campanha no Brasileirão 2023, o Massa Bruta encerrou o ano com aliviado por escapar da queda para a Série B na última rodada do Campeonato Brasileiro.
Juninho Capixaba em agradecimento após Bragantino escapar da queda à Série B do Brasileiro
Ari Ferreira/Red Bull Bragantino
O ge relembra abaixo como foi essa temporada de altos e baixos do Bragantino:
Janeiro
O Bragantino se reapresentou em 8 de janeiro e, na volta aos trabalhos, o assunto eram as possíveis saídas e chegadas de jogadores. Entre as chegadas, o clube anunciou as contratações do lateral-direito Nathan Mendes e do zagueiro Douglas Mendes (empréstimo). O volante Matheus Fernandes também teve a contratação em definitivo anunciada.
Léo Ortiz começou o ano treinando separado do elenco, mas voltou a treinar com o time antes da estreia no Paulistão
Ari Ferreira/Red Bull Bragantino
Entre as saídas, Maycon Cleiton, Alerrandro e Sorriso deixaram o time no início do ano. O ano também começou com a negociação envolvendo o zagueiro Léo Ortiz com o Flamengo. Na primeira semana de treinos, o atleta treinou separado do elenco enquanto as diretorias negociavam um acordo. Porém, pouco antes da estreia no Paulistão, Ortiz começou a treinar com o elenco normalmente e foi inscrito no estadual.
O início no estadual, aliás, não foi bom para o Massa Bruta. Nos três primeiros jogos em casa, derrotas para Água Santa e Palmeiras e um empate com o Botafogo-SP. Foram apenas quatro pontos nas quatro partidas disputadas em janeiro pelo Paulistão.
Ainda em janeiro, o Bragantino anunciou a contratação do técnico Fernando Seabra. O treinador, entretanto, chegava ao clube para comandar o Bragantino II.
Fevereiro
No segundo mês do ano, o Massa Bruta ainda estava se movimentando no mercado. Contratou por empréstimo o meia Lincoln. A negociação do zagueiro Léo Ortiz ainda continuava. O atleta foi inscrito pelo Braga na pré-Libertadores, mas a permanência ainda era uma incógnita.
Bragantino comemora vaga na Libertadores contra o Águilas Doradas
NELSON ALMEIDA / AFP
Falando em pré-Libertadores, foi em fevereiro que o Bragantino disputou a segunda fase da competição continental. O adversário foi o Águilas Doradas, da Colômbia. E a classificação à terceira fase veio em disputa por pênaltis, no Nabi Abi Chedid.
Março
Logo nos primeiros dias do mês, o Bragantino se despediu do zagueiro Léo Ortiz, contratado pelo Flamengo. Dentro de campo, o time se preparava para disputar a terceira fase da pré-Libertadores contra o Botafogo.
No jogo de ida, disputado no Rio de Janeiro, derrota por 2 a 1. Na partida de volta, disputada no estádio Nabi Abi Chedid, empate por 1 a 1. O resultado impediu a equipe de ir à fase de grupo da Libertadores, mas o colocou na Sul-Americana.
Bragantino 1 x 1 Botafogo | Melhores momentos | CONMEBOL Libertadores 2024
No Paulistão, o Braga se classificou para as quartas de final e encarou a Inter de Limeira. O Massa Bruta avançou de fase e teve o Santos como adversário na semifinal. Na decisão contra o Peixe, derrota por 3 a 1 e o sonho de voltar à final do Paulista foi adiado mais uma vez.
Abril
O Bragantino estreou na fase de grupos da Sul-Americana. Com gol de Vitinho, estreou na competição com vitória sobre o Coquimbo Unido-CHI. A chave do Massa Bruta ainda tinha o Racing-ARG e Sportivo Luqueño.
O mês também marcou a estreia no Brasileirão. O primeiro jogo foi contra o Fluminense e terminou empatado. O início de competição do Braga foi bom e a equipe chegou a liderar o Brasileirão na terceira rodada. E o bom desempenho não era apenas no masculino. No futebol feminino, a equipe também vivia boa fase no Brasileirão Feminino e mantinha uma série invicta.
Bragantino Feminino vivia boa fase no Brasileirão em abril
Fernando Roberto/Red Bull Bragantino
Em 19 de abril, o Massa Bruta anunciou a chegada do zagueiro Pedro Henrique, que estava no Athletico-PR. O jogador chegou ao clube como substituto de Léo Ortiz.
Ainda neste mês, o Bragantino apresentou oficialmente o Centro de Performance e Desenvolvimento (CPD), que é o novo centro de treinamento do clube, em Atibaia.
Maio
O Bragantino estreou na Copa do Brasil. O time do técnico Pedro Caixinha entrou direto na terceira fase e encarou o Sousa-PB, que vinha de uma classificação sobre o Cruzeiro. Após empate no jogo de ida contra o time paraibano, o Braga garantiu a vaga nas oitavas de final com uma vitória em casa.
No Brasileirão, o time perdeu a invencibilidade após derrota para o Bahia. E na Sul-Americana, conquistou uma vitória importante sobre o Racing-ARG, em que Thiago Borbas marcou dois gols em sete minutos.
Thiago Borbas em Bragantino x Racing
Ari Ferreira/Red Bull Bragantino
Nesse mês, o time também ficou na segunda colocação do grupo na Sul-Americana e foi para o playoff de oitavas de final. O adversário seria o Barcelona de Guayaquil, do Equador. Os jogos foram disputados em julho.
Junho
Em junho, o ge trouxe uma matéria especial sobre o estádio Nabi Abi Chedid, com as curiosidades sobre o estádio, como os lanches com nomes de ex-jogadores e as arquibancadas de madeira.
Nesse mês, o clube também lançou os novos uniformes da equipe. Após a saída da New Balance, os uniformes do Bragantino passaram a ter fabricação própria.
Com escudo centralizado, Bragantino lança novo uniforme principal para a temporada
Divulgação/Red Bull Bragantino
O técnico Pedro Caixinha, que estava no clube desde janeiro de 2023, completou 100 jogos à frente da equipe.
Julho
O Bragantino anunciou o empréstimo do meia Bruninho ao Cercle Brugge, da Bélgica. O atleta, que surgiu como uma promessa do clube, perdeu espaço em 2024 e foi negociado.
Por outro lado, o clube contratou o meia Jhon Jhon, que estava no Palmeiras. O contrato é válido até 2029. O ge apurou que a transação girou em torno de 4,5 milhões de dólares fixos por 60% dos direitos do meia. Há uma obrigação de compra de mais 20% por 2,5 milhões de dólares em caso de metas atingidas.
Jhon Jhon comemora gol pelo Red Bull Bragantino
Ari Ferreira/Red Bull Bragantino
Jhon Jhon estreou pelo Bragantino no playoff de oitavas de final da Sul-Americana. E estreou com gol na vitória que garantiu a classificação do Massa Bruta às oitavas de final. O Corinthians seria o adversário da próxima fase.
Agosto
O Bragantino no Brasileirão já começava a apresentar sinais de dificuldade no Brasileirão. O time fechou o primeiro turno entre os piores visitantes, com apenas uma vitória. A equipe ocupava a décima colocação no nacional.
Na Copa do Brasil, o Massa Bruta foi eliminado nas oitavas de final pelo Athletico-PR. Na Copa Sul-Americana, o Braga também caiu nas oitavas. A eliminação foi para o Corinthians, em disputa por pênaltis.
Corinthians vence Bragantino nos pênaltis e avança na sula
Em 18 de agosto, antes da segunda partida das oitavas de final da Sul-Americana, o técnico Pedro Caixinha afirmou que o Bragantino vivia o pior momento. O time estava há sete jogos sem vencer.
Setembro
No primeiro dia do mês, o Bragantino anunciou a primeira venda da história do futebol feminino do clube. A lateral-esquerda Emily Assis, de 22 anos, foi negociada com Madrid CFF, da Espanha. Os valores foram mantidos em sigilo pelos clubes.
No futebol masculino, houve negociações também. O zagueiro Léo Realpe foi emprestado ao Famalicão, de Portugal. Chegaram ao Massa Bruta o zagueiro Sérgio Palacios, o meia João Neto e os atacantes Arthur Sousa e Ivan Cavaleiro.
Arthur Sousa, ex-Corinthians, foi um dos reforços anunciados pelo Bragantino
Ari Ferreira/Red Bull Bragantino
O clube quase contratou o atacante Carlos Vinícius, do Fulham. O jogador chegou a estar em Bragança Paulista, mas, como o contrato ainda não tinha sido assinado, o clube inglês pediu o retorno o atleta depois de um atleta ir para o Departamento Médico.
Outubro
O rebaixamento já preocupava o Bragantino. Embora o técnico Pedro Caixinha afirmasse que o time deveria seguir olhando para a parte de cima da tabela, o risco da queda começava a aumentar. No início de outubro, em coletiva de imprensa, o meia Lucas Evangelista afirmou que o time tinha que olhar para parte inferior da tabela e se livrar o quanto antes do risco de rebaixamento.
Fora de campo, o ex-técnico do Borussia Dortmund e do Liverpool, Jürgen Klopp, foi anunciado como diretor global de futebol da Red Bull.
Pedro Caixinha é demitido do Bragantino
Em 27 de outubro, o Bragantino anunciou a saída do técnico Pedro Caixinha. O anúncio veio após a derrota para o Botafogo. No dia seguinte, o técnico Fernando Seabra, ex-Cruzeiro, foi anunciado como o comandante da equipe.
Novembro
No início do mês, o Bragantino II pediu licença das competições da Federação Paulista de Futebol. Ainda em novembro, o clube anunciou a extinção da equipe sub-23 após conquistar o título do Brasileiro de Aspirantes.
Bragantino é campeão do Brasileiro de Aspirantes 2024
Ari Ferreira/Red Bull Bragantino
No Brasileirão, a situação do Massa Bruta seguia delicada. No mês, o time completou cinco jogos sem marcar gols. A equipe não venceu nenhuma partida do Brasileirão em novembro e foi para o último mês do ano com alto risco de rebaixamento.
Dezembro
O dia 5 de dezembro ficou na história do Bragantino. Nessa data, o Massa Bruta conquistou uma vitória marcante contra o Athletico-PR, por 2 a 1, fora de casa, e foi para a última rodada do Brasileirão dependendo apenas de si para escapar da queda à Série B.
Bragantino bate Athletico-PR e ganha fôlego na briga contra o rebaixamento
Na partida decisiva, contra o Criciúma, em 8 de dezembro, goleada por 5 a 1 e permanência na Série A garantida. A luta do Bragantino contra o rebaixamento motivou um torcedor a fazer uma tatuagem no braço.
Após o fim do Brasileirão, as movimentações no mercado começaram. O Bragantino anunciou as saídas de Raul (fim do contrato), Ivan Cavaleiro (fim do contrato) e Lincoln (fim do contrato). Nomes também surgiram como possíveis reforços para 2025, como Isidro Pitta (do Cuiabá) e Lucas Barbosa (que estava no Juventude).
+ Clique aqui e saiba tudo sobre o Bragantino
Publicar comentário