Eleições 2024: 775 municípios não elegeram nenhuma mulher para incumbência de vereadoras
Minas Gerais se destacou porquê o estado com o maior número de vereadoras eleitas, totalizando 1,3 milénio, seguida, São Paulo registrou 1,2 milénio
De tratado com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 775 municípios brasileiros não elegeram nenhuma mulher para o incumbência de vereadora nas eleições municipais de 2024. Essa situação representa aproximadamente 14% das cidades do país, embora tenha havido uma redução em verificação a 2020, quando 929 municípios ficaram sem representação feminina nas câmaras locais. Minas Gerais se destacou porquê o estado com o maior número de vereadoras eleitas, totalizando 1,3 milénio mulheres. Em seguida, São Paulo registrou 1,2 milénio eleitas. Por outro lado, Roraima apresentou o menor índice, com exclusivamente 40 mulheres ocupando cadeiras. A participação feminina nas Câmaras Municipais aumentou de 16,13% em 2020 para 18,24% em 2024, enquanto nas capitais a proporção subiu de 17% para 21%.
Siga o ducto da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Cuiabá foi a cidade que mais avançou na representatividade feminina, passando de 8% para 30% de vereadoras. Em São Paulo, 36% das cadeiras serão ocupadas por mulheres, com destaque para as candidatas Ana Carolina Oliveira e Amanda Paschoal, que foram as mais votadas na capital. Outras cidades também tiveram mulheres em destaque, porquê Samantha Iris em Cuiabá e Priscila Costa em Fortaleza. A diretora do Instituto Alziras, Tauá Pires, ressaltou que, apesar do propagação no número de vereadoras, a representatividade feminina ainda é considerada baixa. Em São Paulo, 78 cidades continuam sem nenhuma mulher na câmara municipal. Outrossim, o percentual de prefeituras lideradas por mulheres aumentou de 12,07% para 13,23% posteriormente o primeiro vez, com sete mulheres se preparando para disputar prefeituras de capitais no segundo vez.
Publicado por Sarah Paula
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicar comentário