Eleições municipais: Uma vez que jovem bolsonarista pode desbancar esquerda posteriormente vinte anos em Fortaleza

Montagem com fotos de Lula cumprimentando Evandro Leitão e André Fernandes ao lado de Bolsonaro

Crédito, Reprodução Instagram

  • Author, Mariana Schreiber
  • Role, Da BBC News Brasil em Brasília

Um candidato bolsonarista de somente 26 anos, com potente presença nas redes sociais e jingles virais, prenúncio interromper duas décadas de preponderância da centro-esquerda em Fortaleza, capital que nas últimas cinco disputas municipais elegeu prefeitos de PT, PSB ou PDT.

O deputado federalista André Fernandes (PL), que na Câmara dos Deputados se destaca entre os principais apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, chegou ao segundo vez moderando seu exposição e “escondendo” essa federação na reta final da campanha, apontam cientistas políticos do Ceará ouvidos pela reportagem.

A estratégia, explicam os entrevistados, foi necessária para furar a bolha bolsonarista e atrair outros perfis de sufragista, em uma cidade em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva derrotou Bolsonaro com certa vantagem na eleição de 2022 (58,18% a 41,82%).

Mas, apesar do histórico lulista de Fortaleza, Fernandes terminou na frente no primeiro vez, com 40% dos votos válidos, contra 34% do segundo disposto, o mais experiente Evandro Leitão (PT), de 57 anos, deputado estadual e presidente da câmara legislativa cearense, que se licenciou do função para disputar a prefeitura.



Publicar comentário

You May Have Missed