Elisa Bracher lançará plataforma contra abuso infantil – 01/12/2024 – Mônica Bergamo

A artista plástica Elisa Bracher e a psicanalista Ana Cristina Cintra, fundadoras do Ateliê Escola Acaia, lançarão uma plataforma dedicada à proteção contra o abuso sexual infantojuvenil.

O projeto Cria Coragem deve incluir podcast, banco de imagens e manual de redação para cobertura jornalística de casos de abuso infantil, vídeos e a promoção de rodas de conversa.

A iniciativa surgiu em 2022, após Bracher se deparar com o caso da morte de uma menina yanomami vítima de estupro coletivo. Na ocasião, a artista também reconheceu abusos sofridos em sua própria infância, o que a levou a produzir a série “Infâncias Despedaçadas”, com depoimentos de outras vítimas no YouTube.

“A infância é o começo de tudo, é onde começa a vida de cada indivíduo, é o alicerce do que a pessoa será quando crescer”, diz Bracher à coluna. “Podemos cuidar da criança, mas não podemos prendê-la. Nosso trabalho será fortalecê-la para que ela consiga se desenvolver sozinha.”

A plataforma será gratuita inicialmente. “É um assunto tão sério e estruturante que em um primeiro momento não podemos impedir o acesso de ninguém”, afirma Bracher.

O projeto é financiado pelo Instituto Çarê. As idealizadoras articulam parcerias com o poder público e instituições privadas, como hospitais.

A equipe conta com a fotógrafa e cineasta Alícia Peres, a roteirista Júlia Rufino, a compositora Luiza Akimoto, a produtora Helô Feliciana e o antropólogo Alexandre Kishimoto.

NOITE DE ENCONTROS

O presidente eleito da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo), Leonardo Sica, foi recebido pelo presidente do Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD), Guilherme Carnelós, na festa beneficente anual da entidade, na quarta-feira (27). O advogado Augusto de Arruda Botelho, um dos fundadores, e a diretora-executiva do IDDD, Marina Dias, estiveram no evento, no edifício Itália, assim como os conselheiros Fábio Tofic Simantob, Dora Cavalcanti e Flávia Rahal. A vice-presidente da Aasp (Associação dos Advogados de São Paulo), Renata Mariz, também compareceu ao encontro.

com JOELMIR TAVARES, KARINA MATIAS, LAURA INTRIERI e MANOELLA SMITH


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



Publicar comentário

You May Have Missed