Em meio à seca histórica, eleitores relatam dificuldades para votar na zona rústico de Manaus e municípios próximos


De entendimento com a mensuração mais recente feita pelo Porto de Manaus, na sexta-feira (4), o Rio Preto atingiu a marca de 12,66 metros, nível mais inferior já registrado desde o início da mensuração, há 102 anos. Travessia no Porto do Ceasa, em Manaus, durante o domingo de eleições.
Lucas Macedo/g1 AM
Enquanto o Amazonas vive maior seca da história, eleitores relatam dificuldades para se locomover de Manaus a locais de votação em comunidades da zona rústico da capital e municípios da Região Metropolitana tal qual os acessos só podem ser realizados pelos rios.
De entendimento com a mensuração mais recente feita pelo Porto de Manaus, na sexta-feira (4), o Rio Preto atingiu a marca de 12,66 metros, nível mais inferior já registrado desde o início da mensuração, há 102 anos.
📲 Participe do meato do g1 AM no WhatsApp
No Porto do Ceasa, situado na Zona Sul da capital, o fluxo de pessoas é intenso desde as primeiras horas da manhã. Por lá, o inferior nível das águas faz com que balsas e pequenas embarcações, que normalmente fazem o transporte dos cidadãos às localidades, levem mais tempo para fazer o translado.
A lentidão tem gerado filas de pessoas e carros, o que prejudica quem se organizou para transpor cedo e prometer o voto. É o caso do facilitar administrativo Natanael Reis, de 24 anos. Morador do município de Careiro Castanho, distante 86 quilômetros de Manaus, o jovem revela estar desde as primeiras horas do dia aguardando na fileira de embarque. Apesar das dificuldades, ele diz que é um sacrifício importante.
“É de extrema influência a gente tentar fazer esse sacrifício importante, porque é um muito maior escolher uma pessoa para melhorar nosso convívio. É de extrema influência pensar em vereadores e prefeitos que enxerguem essa segmento que o Amazonas tá passando”, disse.
A cultivação Maria Avelino, de 37 anos, é moradora de uma comunidade da Zona Rústico de Manaus, e ressaltou que embora a seca esteja impactando de forma negativa, é importante exercitar a cidadania através do voto.
“Tá muito sequioso esse rio, mas isso não impediu de eu vir votar, porque só assim a gente pode escolher quem vai olhar pela gente no porvir. A seca sempre vai ter, porquê essa espero que não, tomara que o político que assumir pense na gente também”, afirmou a mulher.
Eleições 2024 no Amazonas
Mais de 2,7 milhões de eleitores vão às urnas no Amazonas, neste domingo (6), para votar para Prefeito, vice e vereadores nas Eleições Municipais 2024. Os vencedores do pleito irão exercitar os mandatos de 2025 a 2028.
O horário de votação das Eleições 2024 na maior segmento do Amazonas, incluindo Manaus, terá início às 7h e terminará às 16h, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). Já em 11 cidades do interno, devido o fuso horário, a votação será das 6h às 15h
Para o manobra do voto, os Eleitores deverão comparecer na sua Seção Eleitoral, munido de seu Título de Votante, carteira de identidade (Registro Universal ou RG) ou a identidade social (no caso de pessoas trans e travestis), passaporte, certificado de reservista (para homens que prestaram serviços militares na suplente), carteira de trabalho ou de categoria profissional reconhecida por lei, carteira pátrio de habilitação (CNH).
Confira o 2º boletim das Eleições 2024 no Amazonas



Publicar comentário

You May Have Missed