entenda as novas regras do INSS para contribuintes

Pouca gente sabe, mas é provável ter aproximação à aposentadoria sem idade mínima. Existem três formas de fazer essa espécie de antecipação do mercê. E o melhor, elas foram criadas pelo próprio INSS, o que significa que são legais.

Aposentadoria sem idade mínima: entenda as novas regras do INSS para contribuintes 
(Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Uma das principais regras para se reformar no Brasil é atingir a idade mínima. Mas, com a Reforma de Previdência criando um aumento gradual a cada ano esse mercê fica mais distante.

No vídeo inferior o colunista do FDR, Ariel França traz informações sobre o pagamento deste mês, confira:


Fórmula 86/96

Em dezembro do ano pretérito essa fórmula foi atualizada, passando para os atuais 86/96 pontos. Com ela é provável ter aproximação mais cedo à aposentadoria, desde que: A mulher tenha 30 anos de taxa e o varão 35.

Esses números representam a pontuação obtida através da somatória de pontos da idade + o tempo de taxa. Sendo que as mulheres devem somar 86 pontos e os homens 96.

Por exemplo, uma mulher que tem 56 anos e 30 anos de taxa soma 86 pontos, logo, pode solicitar a aposentadoria usando essa regra.

A última atualização aconteceu porque a pontuação tem um aumento gradativo, a cada dois anos, até que a pontuação máxima seja atingida, fixada em 90 mulheres para as mulheres e 100 para os homens.

“Vale mencionar que para ter recta à aposentadoria por tempo de taxa não há idade mínima, mas sim, período mínimo de contribuições”, explica o INSS.

O valor do mercê é definido a partir do fator previdenciário, exceto nos casos em que o segurado atingiu o recta até 16/13/1998, quando a aposentadoria proporcional deixou de viver.

Aposentadoria sem idade mínima: entenda as novas regras do INSS para contribuintes 
(Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Aposentadoria aos 55 anos

Outra forma se se reformar mais cedo é solicitando a aposentadoria peculiar, mas nesse caso é necessário exercitar alguma atividade com potencial risco à saúde.

Esse tipo de aposentadoria é outorgado a partir das regras inferior:

  • 55 anos de idade e 15 anos de trabalho com exposição a agentes nocivos à saúde e o mesmo tempo de taxa;
  • 58 anos de idade para 20 anos de taxa e atividade profissional exposta a agente que cause risco à saúde;
  • 60 anos de idade para 25 anos atuando e contribuindo sob risco à saúde.

O Instituto Vernáculo do Seguro Social considera agentes que podem suscitar risco à saúde: calor, soído ou substância tóxica. A aposentadoria peculiar é concedida através do pedido de aposentadoria por tempo de taxa.

Aposentadoria por invalidez

Essa é a terceira forma de antecipar a aposentadoria, mas nesse caso o mercê só pode ser outorgado quando há qualquer dano à saúde do segurado. Por exemplo, uma doença ou um acidente.

Para ter aproximação o Mercê por Incapacidade Permanente é necessário passar antes pelo auxílio doença, restauração profissional e justificar que não tem condições de seguir atuando no mercado de trabalho.

Inclusive, se o emérito nessa modalidade volta a trabalhar pode terminar perdendo o mercê. O valor do mercê é calculado considerando um percentual de 60% do valor da taxa.

O INSS ainda faz um acréscimo de 2% para cada ano de taxa que ultrapassar os 20 anos para homens e 15 anos para mulheres.

Segundo a profissional do FDR, Laura Alvarenga, o INSS já cancelou o mercê de 45 milénio pessoas, entenda o porquê.

Para dar ingresso em alguma dessas aposentadorias ou benefícios não é necessário ir até uma escritório da Previdência, basta acessar o site Meu INSS.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille NovaesJamille Novaes

Já atuei uma vez que professora de língua portuguesa e corretora textual. A produção de texto sempre foi minha paixão, foi na redação do FDR que me encontrei uma vez que profissional, por isso me dedico ao meu trabalho e, em procura de oferecer o meu melhor na produção de teor do FDR tenho realizado cursos uma vez que o de UX Writing para Transformação Do dedo, Notícia Do dedo e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios e o curso de Produção de Conteúdos Digitais.


Publicar comentário

You May Have Missed