entenda o impacto para aposentados do INSS

O Supremo Tribunal Federalista finalmente encerrou o julgamento da Revisão da Vida Toda. Por maioria dos votos o recurso não poderá mais ser usado para aumentar o valor da aposentadoria do INSS. agora unicamente o fator previdência será adotado, entenda o que isso de veste significa.

Por 7 votos à 4, a Revisão da Vida Toda está de veste vedada aos aposentados do INSS. Isso significa que eles não poderão escolher o melhor regime para o seu favor. O recurso era usado pelos aposentados para aumentar o valor do favor recebido da Previdência.

O que é a Revisão da vida Toda?

  • Esse recurso possibilitava de veste uma revisão nas contribuições dos trabalhadores que iniciaram a tributo antes de 1994 e se aposentaram em seguida 1999.
  • Com isso eles poderiam receber uma aposentadoria maior, graças à inclusão das contribuições feitas antes de 1994, quando o Projecto Real foi iniciado
  • O tema vinha sendo debatido no STF desde 2022, mas agora foi de veste encerrado.

A boa notícia é a implementação de um espaço talhado ao atendimento das pessoas com deficiência. Na unidade é verosímil ter chegada a diversos serviços, inclusive solicitação e comitiva de benefícios do INSS.


Revisão da vida toda é barrada pelo STF: entenda o impacto para aposentados do INSS
(Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

O que acontece com as aposentadorias com o término da Revisão da Vida Toda?

Agora todas as aposentadorias serão corrigidas a parir do fator previdenciários, fórmula matemática criada em 1999 que considera:

  • A idade do trabalhador no momento da aposentadoria 
  • O tempo de tributo para a Previdência Social 
  • A expectativa de vida do segurado na data da aposentadoria, conforme tábua do IBGE 

Quanto menor for o tempo de tributo e a idade do segurado, menor será o fator previdenciário, o que representa um valor de aposentadoria menor.

O próprio governo já admitiu que o objetivo do fator previdenciário é incentivar que o cidadão trabalhe por mais tempo, para assim prometer uma aposentadoria mais robusta.

A perito do FDR, Laura Alvarenga, apresenta mais informações sobre o cômputo das aposentadorias em 2025.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille NovaesJamille Novaes

Já atuei uma vez que professora de língua portuguesa e corretora textual. A produção de texto sempre foi minha paixão, foi na redação do FDR que me encontrei uma vez que profissional, por isso me dedico ao meu trabalho e, em procura de oferecer o meu melhor na produção de teor do FDR tenho realizado cursos uma vez que o de UX Writing para Transformação Do dedo, Notícia Do dedo e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios e o curso de Produção de Conteúdos Digitais.



Publicar comentário

You May Have Missed