esqueceu a sua zona de votação? Aprenda a consultar online

Já pode separar os documentos e se preparar porque as Eleições 2024 acontecem no próximo termo de semana. são mais de 472 milénio seções eleitorais em todo o país. Veja uma vez que deslindar qual é a sua.

Eleições 2024: esqueceu a sua zona de votação? Aprenda a consultar online 
(Imagem gerada por IA pela equipe do FDR)

Os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) já estão com tudo pronto para as Eleições 2024, o primeiro vez acontece neste domingo, 06/10. Neste ano é hora de escolher prefeitos e vereadores municipais. O FDR te atualiza agora sobre a votação.

Neste ano 155,9 milhões de pessoas estão aptas a votar em 5.569 municípios de todo o país. Exclusivamente no Região Federalista não haverá eleição, porque no DF a estrutura é dissemelhante, não contando com prefeitos e vereadores.


Uma vez que consultar o sítio de votação ou o número do título?

A consulta é muito fácil e pode ser feita pela internet, através do sistema Autoatendimento Eleitoral ou ainda pelo aplicativo e-Título, confira inferior o passo a passo de ambos:

Pela internet:

  • Acessar o site oficial do TSE, consulta disponível em qualquer segmento do país;
  • Inserir as informações solicitadas:
    • Número do título, CPF ou nome completo;
    • Data de promanação;
    • Nome da mãe (caso não tenha em seu registro, é só marcar a opção “não consta”).
  • Clicar em “Entrar”.
  • Pronto, na tela seguinte será exibida a seção eleitoral, o endereço dela e até mesmo se o sufragista tem biometria coletada.

Mesmo quem não tem biométrica coletada poderá participar desta eleição.

Pelo e-Título  

No app as informações são exibidas logo na página inicial, facilitando o entrada a elas. Com as ferramentas de geolocalização o sufragista consegue encontrar o caminho até a respectiva seção eleitoral.  

Para quem pretende usar o app, a hora de baixá-lo é agora, segundo o STE, no dia da votação não será verosímil fazer o download do aplicativo. 

Assista ao vídeo inferior do colunista do FDR, Ariel França, e aprenda a encolher o e-título, o seu título do dedo, confira:

Quem já possui o app baixado deve fazer a atualização disponibilizada pelo Superior Tribunal Eleitoral. Segundo o STE atualmente 46 milhões de brasileiros têm contas cadastradas no e-Título, mas unicamente metade deles está com o app atualizado.

O voto não é obrigatório para quem tem menos de 18 anos, inclusive, os jovens que recebem o Pé-de-meia e não votarem não serão prejudicados.

Eleições 2024: esqueceu a sua zona de votação? Aprenda a consultar online 
(Imagem gerada por IA pela equipe do FDR)

Transferência temporária do sítio de votação

Neste ano o Ttribunal Superior Eleitoral (TSE) permitiu a transferência temporária do sítio de votação para seção dissemelhante dentro do mesmo município nas seguintes situações:

  • presas e presos provisórias(os) e adolescentes em unidades de internação;
  • militares, agentes de segurança pública e guardas municipais em serviço no dia da eleição;
  • pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida;
  • indígenas, quilombolas, integrantes de comunidades tradicionais e residentes de assentamentos rurais;
  • mesárias e mesários e pessoas convocadas para escora logístico, incluídas aquelas nomeadas para atuarem nos testes de integridade das urnas eletrônicas;
  • juízas e juízes eleitorais, juízas e juízes auxiliares, servidoras e servidores da Justiça Eleitoral e promotoras e promotores eleitorais em serviço no dia das eleições;
  • agentes penitenciárias(os), policiais penais e servidoras e servidores de estabelecimentos penais e de unidades de internação de adolescentes custodiadas(os) nos quais haverá instalação de seções eleitorais.

Os pedidos foram registrados até o dia 22 de agosto de 2024 e essas pessoas contarão com locais temporários de votação, que também devem ser consultados.

A colunista Lila Cunha, perito do FDR, ensina uma vez que justificar a escassez online, confira agora.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille NovaesJamille Novaes

Já atuei uma vez que professora de língua portuguesa e corretora textual. A produção de texto sempre foi minha paixão, foi na redação do FDR que me encontrei uma vez que profissional, por isso me dedico ao meu trabalho e, em procura de oferecer o meu melhor na produção de teor do FDR tenho realizado cursos uma vez que o de UX Writing para Transformação Do dedo, Informação Do dedo e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios e o curso de Produção de Conteúdos Digitais.



Publicar comentário