esqueceu a sua zona de votação? Aprenda a consultar online
Já pode separar os documentos e se preparar porque as Eleições 2024 acontecem no próximo termo de semana. são mais de 472 milénio seções eleitorais em todo o país. Veja uma vez que deslindar qual é a sua.
Os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) já estão com tudo pronto para as Eleições 2024, o primeiro vez acontece neste domingo, 06/10. Neste ano é hora de escolher prefeitos e vereadores municipais. O FDR te atualiza agora sobre a votação.
Neste ano 155,9 milhões de pessoas estão aptas a votar em 5.569 municípios de todo o país. Exclusivamente no Região Federalista não haverá eleição, porque no DF a estrutura é dissemelhante, não contando com prefeitos e vereadores.
Uma vez que consultar o sítio de votação ou o número do título?
A consulta é muito fácil e pode ser feita pela internet, através do sistema Autoatendimento Eleitoral ou ainda pelo aplicativo e-Título, confira inferior o passo a passo de ambos:
Pela internet:
- Acessar o site oficial do TSE, consulta disponível em qualquer segmento do país;
- Inserir as informações solicitadas:
- Número do título, CPF ou nome completo;
- Data de promanação;
- Nome da mãe (caso não tenha em seu registro, é só marcar a opção “não consta”).
- Clicar em “Entrar”.
- Pronto, na tela seguinte será exibida a seção eleitoral, o endereço dela e até mesmo se o sufragista tem biometria coletada.
Mesmo quem não tem biométrica coletada poderá participar desta eleição.
Pelo e-Título
No app as informações são exibidas logo na página inicial, facilitando o entrada a elas. Com as ferramentas de geolocalização o sufragista consegue encontrar o caminho até a respectiva seção eleitoral.
Para quem pretende usar o app, a hora de baixá-lo é agora, segundo o STE, no dia da votação não será verosímil fazer o download do aplicativo.
Assista ao vídeo inferior do colunista do FDR, Ariel França, e aprenda a encolher o e-título, o seu título do dedo, confira:
Quem já possui o app baixado deve fazer a atualização disponibilizada pelo Superior Tribunal Eleitoral. Segundo o STE atualmente 46 milhões de brasileiros têm contas cadastradas no e-Título, mas unicamente metade deles está com o app atualizado.
O voto não é obrigatório para quem tem menos de 18 anos, inclusive, os jovens que recebem o Pé-de-meia e não votarem não serão prejudicados.
Transferência temporária do sítio de votação
Neste ano o Ttribunal Superior Eleitoral (TSE) permitiu a transferência temporária do sítio de votação para seção dissemelhante dentro do mesmo município nas seguintes situações:
- presas e presos provisórias(os) e adolescentes em unidades de internação;
- militares, agentes de segurança pública e guardas municipais em serviço no dia da eleição;
- pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida;
- indígenas, quilombolas, integrantes de comunidades tradicionais e residentes de assentamentos rurais;
- mesárias e mesários e pessoas convocadas para escora logístico, incluídas aquelas nomeadas para atuarem nos testes de integridade das urnas eletrônicas;
- juízas e juízes eleitorais, juízas e juízes auxiliares, servidoras e servidores da Justiça Eleitoral e promotoras e promotores eleitorais em serviço no dia das eleições;
- agentes penitenciárias(os), policiais penais e servidoras e servidores de estabelecimentos penais e de unidades de internação de adolescentes custodiadas(os) nos quais haverá instalação de seções eleitorais.
Os pedidos foram registrados até o dia 22 de agosto de 2024 e essas pessoas contarão com locais temporários de votação, que também devem ser consultados.
A colunista Lila Cunha, perito do FDR, ensina uma vez que justificar a escassez online, confira agora.
Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!
Publicar comentário