Estreante no Cearense, técnico do Tirol foi "colega" de Guardiola e já jogou com Vojvoda
Fabiano Soares é carioca, tem 58 anos, e currículo vasto como treinador. No futebol cearense, fará sua estreia no comando do Tirol Cearense 2025 tem grupos definidos
Colega de sala de Pep Guardiola e Luis Enrique e companheiro de time de Juan Pablo Vojvoda na época de jogador. Isso é só parte do currículo do novo técnico do Tirol, o experiente Fabiano Soares. Estreante no futebol local, o carioca de 58 anos tem grandes ambições para a Coruja, equipe recém-promovida à elite do futebol cearense.
+ Veja mais notícias do Campeonato Cearense
– A nossa expectativa é extremamente positiva. Sabemos que é um desafio muito grande de liderar uma equipe estreante na divisão, mas enxergamos a oportunidade de marcar presença e construir uma história sólida aqui no Ceará. O objetivo é garantir a permanência e depois conseguir uma vaga na Série D que é o nosso objetivo. Queremos ser a surpresa positiva do campeonato – afirmou em exclusiva ao ge.
Fabiano Soares, Tirol
Yuri de Melo/Tirol
Fabiano é carioca e começou sua trajetória no Botafogo em 1986. Na sequência, defendeu o Cruzeiro e depois cruzou o Atlântico, aportando no futebol espanhol. Por lá, atuou mais tempo pelo Celta de Vigo e SD Compostela.
Como técnico, Fabiano Soares possui a licença PRO da União das Associações Europeias de Futebol (Uefa). Durante as aulas e provas práticas, fez parte da mesma turma de Pep Guardiola, hoje no Manchester City, e Luís Enrique, hoje técnico do PSG. A informação foi divulgada pelo próprio treinador em entrevista ao Charla Podcast.
– Aceitei a proposta do Tirol porque enxerguei no projeto do clube uma oportunidade de construir algo especial, duradouro e deixar meu legado. O planejamento, estrutura, missão do clube, tudo isso é motivante. O clube tem mostrado um profissionalismo muito grande e isso ajuda. Eu sou muito identificado com desafios. O projeto é promissor – detalhou.
Fabiano Soares, Tirol
Yuri de Melo/Tirol
Por ser um time estreante na elite do futebol cearense, o Tirol pode até ser visto por alguns como uma equipe que larga atrás dos demais. No entanto, o treinador da Coruja garante que o time não está fora da briga por algo maior.
– Existem elementos surpresa e vamos tentar ser a surpresa do campeonato. Motivação e espírito de superação são grandes nos nossos jogadores. Nosso foco é construir um modelo de jogo que se adapte bem aos nossos atletas para alcançar os resultados que nos levem a objetivos maiores – pontuou.
Equipes treinadas por Fabiano Soares: SD Compostela-ESP, Estradense-ESP, Estorial Praia-POR, Athletico-PR, Jeonnam Dragons-COR, Barra-SC, Vitória, River-PI, Atlético Tubarão.
O elenco do Tirol será uma mescla de jogadores jovens e experientes. Entre os mais experientes, estão Pio e Siloé, recém-anunciados pelo time.
– A contratação de Pio e Siloé reflete um pouco da nossa montagem de elenco, de apostar em jogadores experientes, com rodagem no futebol cearense. Eles vão trazer a qualidade deles, a liderança dentro de campo. Nós temos os jovens que trazem uma mescla importante. E isso nos daria um equilíbrio grande para formar um plantel forte – concluiu.
+ “Colega” de Guardiola e “rival” de Ronaldo na Espanha; veja perfil de Fabiano Soares
Futebol cearense e Vojvoda
Esta será a primeira vez que Fabiano Soares comandará um time cearense. Com um futebol cada vez mais em destaque no cenário nacional com Ceará e Fortaleza, o carioca sabe que terá pedreiras pela frente em 2025, mas garante ter estudando bem antes de aceitar o convite da Coruja.
– O futebol cearense é extremamente rico e competitivo. É marcado por uma combinação de tradição e crescimento nos últimos anos, com equipes bem estruturadas, torcidas apaixonadas, rivalidade em campo. Conta com clubes históricos como Ceará, Fortaleza, Ferroviário, com times emergentes que tornam o campeonato ainda mais difícil. E isso só fala bem do campeonato que vamos disputar. Vai ser uma pedreira, mas confiamos no nosso trabalho e no trabalho dos nossos jogadores – declarou.
Fabiano irá reencontrar um velho conhecido dos tempos em que ainda não havia pendurado as chuteiras. Em 2002, quando jogava pelo Sociedad Deportiva Compostela, foi companheiro de Juan Pablo Vojvoda, hoje técnico do Fortaleza.
Fabiano Soares, Vojvoda
Arquivo Pessoal
Juan Pablo Vojvoda foi meu companheiro quando jogávamos na Espanha. Era um central marcador sério, nada diferente de como era agora. Um cara sério, competente, um bom líder. Um cara que está levando o Fortaleza a patamares diferentes. Nós jogamos juntos, mas depois ele foi para um lado e eu fui para outro. Mas agora nos encontramos aqui. Desejo toda a sorte do mundo.
O Campeonato Cearense de 2025 não será a primeira vez que Fabiano encontrará o ex-companheiro de time. Já nesta temporada de 2024, quando comandava o River-PI, Soares duelou contra o Fortaleza de Vojvoda. Em campo, o time piauiense perdeu por 3 a 1, mas no fim da partida, os treinadores fizeram uma foto, relembrando os tempos de companheiros de campo.
No Campeonato Cearense, o Tirol está no Grupo B ao lado de Barbalha, Ferroviário, Fortaleza e Iguatu. A estreia será no dia 18 de janeiro (um sábado) contra o Ceará, às 16h40.
Fabiano Soares, Tirol
Yuri de Melo/Tirol
Publicar comentário