Agora
afonsinho, Ana Luiza Basilio, assine carta, assine carta capital, belluzzo, bndes, bolsonaro, brasil, carta capital, cartacapital, cidadania, correios, delfim neto, economia, editora confiança, esquerda, funai, istoé, jornalismo crítico, lava jato, Luiz Inácio Lula da Silva, Lula, manuela carta, mino carta, moro, política, progressista, revista época, sociedade, transparente, veja
seunono.com.br
0 Comentários
Ex-chefe da Aeronáutica relata pressão de Zambelli para aderir ao golpe – CartaExpressa – CartaCapital
O tenente-brigadeiro Carlos Baptista Júnior, ex-comandante da Aeronáutica, afirmou em depoimento à Polícia Federal ter sido pressionado pela deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) a aderir à trama golpista para manter Jair Bolsonaro (PL) no poder após a derrota contra Lula (PT) em 2022.
A informação está no relatório em que a PF indiciou Bolsonaro e mais 36 pessoas pela conspiração de 2022. O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes retirou o sigilo do documento nesta terça-feira 26 e enviou o inquérito à Procuradoria-Geral da República. Cabe agora à PGR denunciar os indiciados, arquivar o caso ou solicitar novas diligências.
“Brigadeiro, o senhor não pode deixar o presidente Bolsonaro na mão”, disse Zambelli em 8 de dezembro de 2022, segundo o relato de Baptista Júnior. O militar afirma ter respondido à bolsonarista: ““Deputada, entendi o que a senhora está falando e não admito que a senhora proponha qualquer ilegalidade”.
Leia o que diz a Polícia Federal sobre o papel de Bolsonaro na trama e o motivo pelo qual o plano fracassou:
“Os dados descritos corroboram todo o arcabouço probatório, demonstrando que o então presidente da República, Jair Bolsonaro, efetivamente planejou, ajustou e elaborou um decreto que previa a ruptura institucional, fato que não se consumou por circunstancias alheia a sua vontade, no caso, a resistência do comandante do Exército Freire Gomes e da maioria do Alto Comando que permaneceram fieis a defesa do Estado Democrático de Direito, não dando o suporte armado para que o presidente da República consumasse o golpe de Estado”.
Publicar comentário