Expectativa de vida dos brasileiros vai para 76,4 anos, diz IBGE
Os resultados do novo levantamento realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), foi divulgado nesta sexta-feira (29) com um dado novo: o aumento na expectativa de vida dos brasileiros em 2023.
Segundo o instituto, a estimativa de vida para quem nasce no Brasil, está em 76,4 anos. Destacando a diferença entre homens que é previsto 73,1 anos e, entre mulheres, alcança 79,7 anos em média.
O resultado mostra que a recuperação pós período pandêmico da Covid-19 continua acontecendo, já que devido ao vírus aconteceram milhares de mortes.
Já os índices de mortalidade infantil, por sua vez, calculam a probabilidade de um recém-nascido não completar o primeiro ano de vida, foi de 12,5 mortes para cada 1.000 nascimentos. Para crianças até 5 anos de idade, a previsão ficou em 14,7 a cada 1.000 nascidos.
O cálculo na pesquisa, usa como base as projeções populacionais e os dados verificados em cada Censo Demográfico. Levando em consideração o último registro de 2023, que totalizou 211,7 milhões de habitantes no país.
Em expectativa de vida masculina, ainda podemos citar que a probabilidade de morte de homens com idades entre 20 e 24 anos é quatro vezes a de mulheres, segundo o IBGE.
Já foi comprovado que os homens acabam se expondo a mortes mais violentas, como homicídios e acidentes de trânsito, além de seus próprios hábitos de vida, como vícios.
O instituto informa que os dados utilizados conseguem pressupor a expectativa de vida para idades até os 80 anos, podendo ser reutilizadas para, por exemplo, ser feito também o cálculo de fator previdenciário para aposentadorias.
Vale ressaltar que em todo o mundo, a crescente da expectativa de vida, apesar de não ter sido revertida, houve um freada, segundo artigo publicado na revista especializada Nature Aging. Lembrando que o estudo desconsidera o ano de 2020 devido à pandemia, e analisa o período dos anos 1990 até 2019.
Leia mais:
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.
Publicar comentário