Extrato de romã mostra potencial para prolongar a vida de prateleira de pães de forma – Jornal da USP
Em testes realizados na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Vitualhas (FZEA) da USP, em Pirassununga, foram adicionados extratos de romã na formulação de pães de forma, o que prolongou a vida de prateleira do resultado. Mas ainda faltam estudos e mais testes para se chegar a um resultado final
/
Na conversa desta quinta-feira (26) de Os Novos Cientistas, a tecnóloga em provisões Nara Hellem Brazão da Costa descreve porquê realizou experimentos utilizando extrato de romã na produção de pães de forma, visando o aumento de vida de prateleira do resultado. Os resultados do experimento constam na pesquisa de mestrado de Nara, que foi apresentada na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Vitualhas (FZEA) da USP, em Pirassununga, sob a orientação da professora Fernanda Maria Vanin.
Segundo a pesquisadora, existe na indústria alimentícia atualmente uma tendência em substituir o uso de aditivos e conservantes sintéticos por fontes de agentes antimicrobianos e antifúngicos de origem originário. “É o caso dos resíduos do processamento do fruto da romã que possuem proeminente texto de compostos bioativos, principalmente fenólicos e flavonoides”, explicou a pesquisadora ao jornalista Antonio Carlos Quinto.
Mas, porquê disse Nara, ainda faltam estudos adicionais e testes para que se comprove essa possibilidade, e que se tenha o pão de forma acrescido do extrato de romã, no porvir disponível nas prateleiras dos supermercados. “O extrato de romã é rico em antioxidantes e também antioxidantes e flavonoides que podem ajudar a retardar o processo oxidativo e o processo de deterioração do pão de forma”, disse a pesquisadora. Os pães de forma comercializados nos supermercados têm, em média, duração entre 5 e 7. “Nosso estudo mostrou que os pães de foram enriquecidos com o extrato de romã tiveram o tempo de prateleira estendido em até 15 dias”, afirmou. “Acredito que a gente ainda tem uns bons anos de pesquisa pela frente para poder encontrar uma formulação que compreenda todos os aspectos de aceitabilidade e que estende a vida de prateleira do resultado”.
Disponível também na plataforma Spotify
Publicar comentário