Falar sobre sexo pode trazer prazer e muito esclarecimento – 31/10/2024 – Laura Muller
Conversar sobre sexo pode ser algo divertido e esclarecedor. Mas o tema ainda é tabu na nossa cultura, mesmo nos dias atuais, em que se fala mais abertamente sobre práticas das mais variadas e infinitos jeitos de ser nos encontros amorosos e sexuais. Fazer o quê, então?
Talvez levar em consideração que, por muito tempo, não se imaginava que uma educação sexual de qualidade, com aulas nas escolas e ações das mais variadas, poderia ajudar o jovem a se tornar um indivíduo mais preparado para, ao se iniciar sexualmente, fazer isso com mais responsabilidade, saúde e prazer.
Ou seja, com a consciência da importância, por exemplo, do uso de preservativo em todas as práticas sexuais, desde a primeira transa, como uma ferramenta importante na prevenção às ISTs (infecções sexualmente transmissíveis).
Com a noção também de que a jovem precisa, antes de se iniciar sexualmente, ir a uma médica ou a um médico ginecologista para escolher um método para evitar a gravidez fora de hora que seja de fato eficaz para o caso dela. Ou seja, para levar em consideração, nessa escolha, seu estilo de vida, seu jeito de ser, seus limites, suas possibilidades. Em geral, é recomendado o uso de algum método anticoncepcional como a pílula ou a injeção, aliado à camisinha, para que seja uma proteção dupla: contra as ISTs e a gravidez fora de hora.
E, é claro, com a percepção também de que sexo pode ser um grande prazer, desde que cada pessoa faça as coisas no seu tempo, do seu jeito, da forma mais confortável possível, levando em consideração o tempo, o jeito de ser e o conforto de quem está ao lado. Em outras palavras, com respeito aos limites: aos seus, aos da pessoa que estiver com você.
Assim, o sexo fica mais equilibrado, mais saudável, mais responsável, mais prazeroso.
Enfim, ter um campo para falar e refletir sobre tudo isso ajuda o assunto a, aos poucos, ir deixando de ser tão delicado, tão incômodo e tão tabu, como infelizmente ainda é nos dias atuais.
E se a conversa for entre o casal, pode ser uma excelente oportunidade de a dupla ganhar em cumplicidade, diversão, saúde e também em prazer. Fica, portanto, a sugestão.
Até semana que vem!
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Publicar comentário