fique atento a esses 4 sinais
As fibras são nutrientes presentes em alimentos de origem vegetal, animal ou mineral. Elas não são digeridas, nem absorvidas pelo organismo. No entanto, geram grandes benefícios para o corpo.
A médica Fernanda Elias Rabelo explica que as fibras são muito importantes para o sistema digestivo, pois elas auxiliam na digestão dos alimentos, impedindo a absorção de gorduras.
Além disso, elas atuam na prevenção do câncer colorretal e de outras doenças intestinais em conjunto com as bactérias da microbiota.
Quando o consumo de fibras é insuficiente, o organismo dá alguns sinais.
Veja quais são os 4 sinais de deficiência de fibras:
- Prisão de ventre: é o sinal mais claro da deficiência de fibras, pois, sem elas, o trânsito intestinal fica totalmente prejudicado.
- Fome logo depois das refeições: segundo a médica, as fibras garantem a sensação de saciedade depois das refeições ao prolongar a digestão dos alimentos. Sem elas, a comida é digerida rapidamente, gerando a fome.
- Dificuldade para emagrecer: sentindo fome nos horários que não deveria, surge a dificuldade para perder peso. Sem fibras, é mais difícil seguir uma dieta e fazer as refeições nos horários certos.
- Falta de energia: outro problema causado pela deficiência de fibras é a sensação de fadiga, pois com a digestão acelerada, é liberado uma grande quantidade de energia, na forma de açúcar, para o organismo. Em resposta, a insulina é liberada para absorver essa energia, criando um ciclo de cansaço.
Como evitar a deficiência de fibras?
Para resolver a deficiência de fibras, é importante incluir alimentos ricos no nutriente, como frutas, vegetais, cereais integrais, sementes e leguminosas.
A recomendação geral de ingestão diária de fibras é de 25 a 38 gramas, dependendo da idade e do sexo.
Segundo Rabelo, para que as fibras cumpram sua função no sistema digestivo, também é fundamental beber bastante água. O ideal é consumir, no mínimo, dois litros por dia.
Publicar comentário