Floripa recebe sábado Encontro de Mulheres na Roda de Samba

Com muita música, artistas e homenagens, Floripa recebe nesse sábado o 7º Encontro Nacional e Internacional de Mulheres na Roda de Samba. O epicentro será no Bar Bugio Trindade, a partir das 16h e com entrada colaborativa.

Além da Ilha de Santa Catarina, outras 20 cidades do Brasil, Argentina, Portugal, Holanda e Uruguai integram a programação do Encontro.

O Coletivo de Mulheres Samba Yalodê é já preparou tudo para receber o Encontro Nacional e Internacional de Mulheres na Roda de Samba, sábado (30/11), no Bugio da Trindade – Foto: Natasha Azambuja/Fatto a Femme/DivulgaçãoO Coletivo de Mulheres Samba Yalodê é já preparou tudo para receber o Encontro Nacional e Internacional de Mulheres na Roda de Samba, sábado (30/11), no Bugio da Trindade – Foto: Natasha Azambuja/Fatto a Femme/Divulgação

O evento é organizado pelo coletivo Samba Yalodê e tem como premissa colocar a mulher como protagonista no samba, destacando resistência, sororidade e empoderamento. A iniciativa busca criar uma rede de visibilidade para as mulheres que atuam no mundo do samba, aproximando territórios e ampliando as oportunidades de trabalho.

A proposta é uma resposta à histórica ausência de mulheres em posições de destaque nas rodas de samba, um reflexo das dinâmicas de exclusão e desigualdade de gênero, também presentes no campo musical.

O encontro homenageará figuras como Áurea Martins, consagrada por sua voz marcante e interpretações emocionantes, e Clementina de Jesus (in memoriam), que resgatou as raízes afro-brasileiras do samba, preservando cânticos de terreiro.

Em Florianópolis, também será homenageada a cantora e compositora Elô Gonzaga, que tem uma longa trajetória no samba e é reconhecida por sua contribuição ao gênero. Essas homenagens acontecerão durante uma grande roda de samba, que ocorrerá simultaneamente em todas as cidades sedes do evento.

Além das integrantes do Samba Yalodê (nove musicistas), sete instrumentistas e 18 cantoras de Florianópolis, representando a diversidade tanto da velha quanto da nova guarda, farão participações especiais na roda de samba formada exclusivamente por mulheres. A roda estará aberta para canjas de instrumentistas mulheres e pessoas não-binárias.

Programe-se: 7º Encontro Nacional e Internacional de Mulheres na Roda de Samba

  • Onde: Bar Bugio Trindade (Servidão Cristiano Vanderlei Faria, 25)
  • Quando: 30 de novembro, às 16h
  • Entrada: colaborativa



Publicar comentário

You May Have Missed