Grmio supera o So Paulo e pode se livrar do rebaixamento nesta rodada
O Grêmio recebeu o São Paulo neste domingo, 1º, e colocou fim a sequência de quatro jogos sem vencer no Campeonato Brasileiro. O time gaúcho venceu por 2 a 1 o duelo válido pela 36ª rodada e pode selar ainda hoje a sua salvação na luta contra o rebaixamento.
A vitória fez o instável Grêmio chegar aos 44 pontos e subir para o décimo lugar do Campeonato Brasileiro. Se o Bragantino não vencer seu jogo contra o Cruzeiro, o Tricolor estará salvo. Já o São Paulo, que não briga por mais nada, é o 6º, com 59 pontos.
Dos tricolores, melhor o gaúcho
O Grêmio teve uma enorme chance de abrir o placar logo nos primeiros minutos, quando após bola roubada no ataque, a sobra foi de Aravena, que em boa posição não tirou do goleiro Rafael, que fez a defesa. Na posse de bola, o São Paulo até conseguiu equilibrar, mas o Tricolor errou bastante sua construção ofensiva e foi pouco perigoso.
Mesmo fora de casa, o São Paulo tentou se impor, teve a bola e rondou a área e aos 18, assustou no chute de longe de Luciano, que Marchesin espalmou para escanteio. Já o Grêmio, com espaços para contra-atacar, criou mais chances e ficou muito perto aos 21, quando João Pedro conseguiu driblar o goleiro, cruzou para a pequena área e Aravena, após voleio, acertou o zagueiro Ruan.
Aravena teve uma nova chance claríssima de marcar para o Grêmio pouco depois. O atacante foi lançado por Cristaldo, invadiu a área de frente para o gol e parou em bela defesa de Rafael. Dava para ter finalizado melhor. Aos 24, Jemerson que cabeceou firme e fez o goleiro do São Paulo trabalhar de novo. Aos 32, o VAR chegou a analisar um pênalti para o time gaúcho, mas nada foi marcado.
A clara superioridade do Grêmio virou bola na rede aos 36. Após arrancada pela direita de Soteldo, João Pedro ajeitou para o meio e Cristaldo soltou a pancada cruzada. Placar aberto. O São Paulo chegou a ser perigoso pelo alto, mas não acertou o alvo. O Tricolor Gaúcho seguiu achando espaços e aos 45, Villasanti fez grande jogada pela direita, bateu para o meio e a bola morreu na rede em gol contra de Ruan. 2 a 0.
Vitória do alívio
Na volta para o segundo tempo, o São Paulo tentou se impor e passou a ocupar ainda mais o campo de ataque e empilhou chutes travados no meio do caminho. Aos 7, teve a chance clara em lance de três atacantes contra dois defensores, mas Ferreira perdeu duelo na área em belo corte de Geromel. Do outro lado, o Grêmio seguiu acelerando nos contra-ataques e faltou mais capricho para aproveitar os espaços.
O Grêmio voltou a acertar o alvo aos 14, quando Jemerson foi soberano no alto após cobrança de escanteio, cabeceou no canto e parou em boa defesa de Rafael. O São Paulo voltou a tentar sufocar e rondou a área, não criava tantas chances, mas achou a rede. Aos 18, após bola aérea afastada pela zaga, Luiz Gustavo emendou de primeira na meia-lua e marcou um golaço.
A reclamação do São Paulo foi aos 21, quando Luiz Gustavo teve a camisa puxada, caiu e reclamou de pênalti. Após longa revisão, nada foi marcado. A virada quase saiu aos 28, com Wellington Rato, que recebeu na área após bela tabela, chutou forte e mandou para o lado de fora da rede. O Grêmio reagiu e após chute desviado de Soteldo, Rafael foi no cantinho para fazer grande defesa.
O duelo esteve aberto, com as duas zagas erráticas e as equipes se alternando no ataque. Chegou a reta final e o São Paulo virou protagonista do duelo, pressionando na busca pelo empate em um momento cada vez mais nervoso. O time paulista, no entanto, não levou perigo ao goleiro e com o apito final, a torcida gremista comemorou aliviada.
Publicar comentário