IA já consegue ‘clonar’ a sua personalidade e prever seu comportamento
O resultado é ao mesmo tempo promissor e assustador.
A pesquisa demonstrou que a partir da entrevista dá para criar uma réplica com IA que prevê 85% do comportamento das pessoas em algumas situações, o que abre um novo caminho para simulações que funcionem como um laboratório para testar intervenções e teorias nos campos da economia, sociologia e ciência política.
Apesar do potencial de trazer novas abordagens para experimentos e estudos científicos, saber que dá para replicar o comportamento de cada pessoa individualmente abre espaço para preocupações sobre ética, privacidade, impostorismo e muito mais.
Este estudo circulou amplamente na mídia internacional, mas antes de tratarmos dos desafios que temos pela frente, vamos entender como o experimento foi feito para que possamos reconhecer suas potencialidades e limitações.
Inicialmente, os pesquisadores recrutaram mais de 1.000 pessoas como uma amostra da população americana, respeitando critérios de idade, gênero, raça, entre outros.
Em seguida, os participantes passaram por uma entrevista por voz de 2 horas com uma IA customizada para essa função. Os assuntos variavam da história de vida até a visão sobre os problemas sociais atuais.
Publicar comentário