Irã: por que país tem tão poucos aliados em disputa contra Israel e EUA

Ali Khamenei

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, O aiatolá Ali Khamenei, sucessor de Khomeini, é o atual líder da República Islâmica

Quando o presidente da Rússia, Vladimir Putin, se reunir nesta sexta-feira (11/10) pela primeira vez com o novo presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, haverá um tema inevitável em sua agenda: a crise no Oriente Médio e a possibilidade de uma guerra entre Irã e Israel.

O atual confronto entre Israel e os aliados do Irã, iniciado com o ataque surpresa e sangrento do grupo palestino Hamas em 7 de outubro de 2023, já impacta o Líbano, onde Israel combate a milícia xiita Hezbollah. O conflito prenúncio atingir o Irã, depois o país ter disparado centenas de mísseis contra Israel no último 1º de outubro.

A possibilidade de uma guerra ocasião entre Irã e Israel preocupa a comunidade internacional, tanto por danos humanos e materiais que pode motivar quanto pelos possíveis efeitos na economia global.

Teme-se que Israel ataque instalações petrolíferas do Irã ou que Teerã interrompa o fluxo de petroleiros pelo Estreito de Ormuz, por onde passa mais de 20% do petróleo consumido diariamente no planeta.



Publicar comentário