Louise Cardoso sobre convite para viver Mônica: 'Fiquei assustada, mas achei a ideia ótima'


Atriz está no elenco de ‘Tuma da Mônica – Origens’, na Globoplay, e conta que viciou no hábito ler histórias em quadrinhos Louise Cardoso, 69 anos de idade, interpreta Dona Mônica na série Turma da Mônica – Origens, disponível na Globoplay, e conta como entrou em contato com as histórias em quadrinhos de Mauricio de Sousa. “Eu amava Turma da Mônica. Lia Luluzinha na infância e Turma da Mônica na adolescência. Com o tempo, acabei me esquecendo de tudo. Quando me chamaram para fazer a Mônica voltei a ler os gibis e fiquei viciada legal.”
Embora a personagem Mônica tenha chegado nas tirinhas em 1963, o primeiro gibi da personagem foi lançado em maio de 1970, quando Louise tinha 15 anos de idade. Na preparação para o papel, ela teve acesso às historinhas em diferentes plataformas. “Além de ler os gibis, também vi vários vídeos no Youtube. O canal da Turma da Mônica é ótimo! Eu me divertia horrores”, afirma a atriz, que se dedica à atuação desde a década de 1970 e chegou a dar aulas de interpretação para Gloria Pires.
Giovanna Urbano e Louise Cardoso ‘disputam’ o coelhinho Sansão em première de ‘Turma da Mônica – Origens’
Bob Paulino/Globo
A veterana avalia ainda que o contato com o elenco mirim também foi importante. “Os nossos ensaios com as crianças foi ótimo”, afirma a atriz, que divide a personagem com Giovanna Urbano, intérprete de Mônica aos 6 anos.
Quem: Como foi o convite para interpretar Mônica?
Louise Cardoso: Tomei um grande susto quando a minha empresária falou que eu seria a Mônica. ‘A Mônica é uma criança de 7 anos, como assim?’ Aí, li o roteiro e fiquei encantada porque a ideia é incrível. Ainda fiquei um pouco assustada, mas achei a ideia ótima. A Turma da Mônica é a turma mais amada do Brasil. A Mônica faz parte da nossa cultura, da cultura brasileira.
Initial plugin text
Quando a Turma da Mônica entrou, de fato, na sua vida?
A Turma da Mônica é a turma mais amada do Brasil. A Mônica faz parte da nossa cultura, da cultura brasileira. Eu amava Turma da Mônica. Lia Luluzinha na infância e Turma da Mônica na adolescência. Com o tempo, acabei me esquecendo de tudo. Quando me chamaram para fazer a Mônica voltei a ler os gibis e fiquei viciada legal.
Malu Valle, Louise Cardoso e Daniel Dantas interpretam Magali, Mônica e Cebolinha na maturidade em ‘Turma da Mônica – Origens’. Na infância, personagens são vividos por Manu Colombo, Giovanna Urbano e Felipe Rosa
Bob Paulino/Globo
E como foi a preparação para a série?
Além de ler os gibis, também vi vários vídeos no Youtube. O canal da Turma da Mônica é ótimo! Eu me divertia horrores. A construção da personagem se deu pelo texto. Não tinha que inventar muita coisa. Os nossos ensaios com as crianças foram ótimos.
Initial plugin text
Em quais aspectos você se identifica com a Mônica?
Eu me identifico com a Mônica porque batia nos meninos quando era pequeninha. Talvez, porque eu tinha um tesão por eles. Eles implicavam e eu batia neles. Eu tinha razão. Cheguei a apanhar do meu pai porque batia em um menino, mas eu tinha motivos. E eu sou forte fisicamente. A Mônica luta pelos seus direitos. Eu lutava pelo muque, mas lutava. Hoje em dia, a Mônica luta mais pela mente, continua líder, a cabeça é forte. Está mais zen, não sai dando coelhadas.
Você comentou que o roteiro ajudou muito na construção do personagem. Havia uma preocupação para que os personagens mantivessem a essência daqueles que conhecemos pelos quadrinhos?
A equipe de direção sabia realmente tudo de Turma da Mônica e nos orientava muito bem. Maurício de Sousa sempre foi à frente do tempo dele e hoje temos mais personagens negros e a representatividade está presente em diferentes formas, como um personagem cadeirante, por exemplo. Maurício é um gênio e muito criativo.
Malu Valle, Louise Cardoso e Dhu Moraes interpretam Magali, Mônica e Milena na série ‘Turma da Mônica – Origens’
Fábio Braga/Globo
Louise Cardoso, Giovanna Urbano, Felipe Rosa e Daniel Dantas
Divulgação/TV Globo
Louise Cardoso interpreta Mônica na série ‘Turma da Mônica – Origens’
Fábio Braga/Globo



Publicar comentário