Mais perto de Jorginho, MDB quer apresentar condições para assumir nova secretaria

No almoço da bancada dos deputados estaduais do MDB, nesta terça-feira, ficou clara que a disposição da maior parte do grupo é de aceitar a proposta do governador Jorginho Mello (PL) para que o partido ocupe a Secretaria de Agricultura e fortaleça o laços políticos de olho nas eleições de 2026. Nome certo na disputa pela reeleição, Jorginho quer os emedebistas em sua composição.

MDB discute convite para assumir cargo no governo JorginhoO deputado estadual Antídio Lunelli conversa com os colegas emedebistas Emerson Stein e Ricardo Zili. Ele foi convidado para assumir a Secretaria de Agricultura do governo Jorginho Mello (PL). – Foto: Bruno Collaço/Agência AL/ND

O MDB atualmente participa do governo com a Secretaria de Infraestrutura, sob comando do deputado estadual licenciado Jerry Comper. No entanto, os emedebistas questionam a falta de autonomia na pasta, onde forte a presença do secretário-adjunto Ricardo Grando (PL), homem de confiança do governador.

MDB quer autonomia no comando das secretarias

Uma frase corrente entre os parlamentares do MDB é que sem autonomia para tocar as secretarias e nomear assessores, não assumem. Entre os deputados estaduais, a ideia é construir uma contraproposta ao governador que envolva controle pleno da Infraestrutura e da Agricultura, que seria comandada pelo deputado estadual Antídio Lunelli.

Os emedebistas também querem que a possibilidade de que o partido continue na presidência da Assembleia Legislativa não seja atrelada à adesão maior do partido ao governo. É um tema dos 40 deputados estaduais, não do Executivo, dizem. Jorginho acenou com apoio para aprovação de emenda constitucional que permita reeleição para a presidência da Alesc dentro da mesma legislatura, o que permitiria a recondução do atual presidente, Mauro de Nadal.



Publicar comentário

You May Have Missed