Mianmar Junta Chefe diz que a eleição é realizada em janeiro


O chefe da junta de Mianmar disse que o país realizaria uma eleição em dezembro ou janeiro, a primeira no país devastado pela guerra desde que os militares realizaram um golpe em 2021.

“Estamos planejando realizar a eleição em dezembro de 2025 ou … em janeiro de 2026”, disse o general Min Aung Hlaing, segundo o jornal estatal Global New Light of Mianmar publicado ontem.

A votação seria “livre e justa”, disse ele na sexta -feira, durante uma visita de estado à Bielorrússia, acrescentando que 53 partidos políticos haviam “enviado suas listas” para participar.

“Também convidamos equipes de observação da Bielorrússia a vir e observar” a eleição escalada, disse ele durante uma reunião com o presidente da Bielorrússia, Aleksandr Lukashenko, em Minsk.

Os militares de Mianmar tomaram o poder em 2021, fazendo reivindicações não fundamentadas de fraude eleitoral maciça em 2020, as pesquisas de 2020 ganharam de forma retumbante pelo prêmio Nobel do Prêmio Aung San Suu Kyi da Democracia (NLD).

Desde então, desencadeou uma repressão sangrenta à dissidência e, à medida que a luta contra a devastação do país havia atrasado repetidamente os planos para novas pesquisas que os críticos dizem que não serão livres nem justos.

A junta está lutando para esmagar a oposição generalizada ao seu governo de grupos étnicos rebeldes e pró-democracia “forças de defesa do povo”.





Source link

Publicar comentário

You May Have Missed