Militar morto em queda de avião dos bombeiros atuou em Brumadinho
Uma avião do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG) caiu na região de Ouro Preto (MG) e matou toda a tripulação. Entre as vítimas está o capitão Wilker Tadeu Alves. O militar era experiente e chegou a atuar em operações porquê a de resgate às vítimas do rompimento de barragem em Brumadinho (MG), em 2019.
Durante coletiva de prensa neste sábado (12/10), o porta-voz dos Bombeiros, o 1º tenente Henrique César Barcellos, afirmou que todos os pilotos do Batalhão de Operações Aéreas do CBMMG, “são plenamente capacitados”. “Certamente ele tomou uma decisão pautada na experiência e na exigência que ele tinha de momento”, frisou.
Em janeiro deste ano, Wilker deu entrevista ao jornal Estado de Minas em que deu detalhes sobre a experiência em Brumadinho. Na quadra do rompimento da barragem, ele estava retirado devido ao promanação do primeiro rebento, mas decidiu atuar devido à urgência da situação.
“No dia do rompimento, acompanhei pela televisão, e nos dias seguintes, fui atuar em pedestal à sociedade e ao cidadão mineiro. Não tinha jeito de permanecer em mansão”, disse, conforme reportagem publicada em janeiro deste ano.
A tragédia em Brumadinho relacionada ao rompimento da barragem matou 272 pessoas. Com 26 municípios atingidos, esse foi considerado maiores desastres socioambientais da história do Brasil.
Seis mortos
A queda de um helicóptero do Corpo de Bombeiros que atuava em uma operação de resgate, em Ouro Preto, resultou na morte dos seis tripulantes. À bordo da avião estavam quatro bombeiros militares, um médico e um enfermeiro do Serviço de Atendimento Traste de Urgência (Samu).
O Corpo de Bombeiros de MG perdeu o contato com a avião Arcanjo 04, que realizava um atendimento na região de Ouro Preto, no final dessa sexta-feira (11/10). “Prontamente foram empenhados mais de 84 pessoas, entre bombeiros e demais agentes, cães de procura e aeronaves do CBMMG, PMMG e Força Aérea Brasileira”, informaram os bombeiros.
A equipe atuava em uma ocorrência envolvendo a queda de um monomotor na região de Ouro Preto. Na manhã deste sábado (12/10), os bombeiros continuavam o trabalho de remoção dos corpos das vítimas do lugar.
Publicar comentário