Nizan Guanaes fala à CNN sobre Washington Olivetto: “Era uma vez que ver Pelé jogando“

O empresário e publicitário Nizan Guanaes, 66, prestou homenagem ao colega de profissão Washington Olivetto, fmorto neste domingo (13), aos 73 anos. Em entrevista à CNN, ele descreveu Olivetto uma vez que “o maior publicitário do Brasil”, comparando-o com Pelé no futebol e destacando seu papel fundamental na transformação da publicidade pátrio.

“Ele começou a dar um outro tom à propaganda, uma propaganda voltada à cultura, que valorizava as coisas do Brasil. Washington sempre teve um dedo no pulso do país. Ele é um divisor de águas (…) Eu, que trabalhei com ele, tinha a sensação clara de que estava vendo o Pelé jogando na minha frente

O empresário comparou o impacto de Olivetto na publicidade também ao de João Gilberto na música. “A publicidade antes de Washington Olivetto era uma publicidade muito americanizada”, completou Nizan.

Legado e influência global

Guanaes enfatizou ainda a capacidade de Olivetto de elogiar a propaganda brasileira a um patamar mundial: “São poucas as indústrias brasileiras que estão entre as três melhores do mundo, e esse trabalho foi feito por Washington Olivetto”.

A influência de Olivetto se estendeu além das fronteiras nacionais. Guanaes ressaltou: “Washington conseguiu fazer as duas coisas, ser pátrio e ser global. Tanto que ele é uma figura importante no mundo inteiro, hoje morava em Londres, tinha um papel relevante na Macan global”.

Brasilidade e inovação

Um vista marcante do trabalho de Olivetto evidenciado por Guanaes foi sua insistência em valorizar a cultura brasileira, visto não exclusivamente no teor de suas campanhas, mas também em sua aversão aos anglicismos na notícia.

Olivetto foi fundamental na construção de grandes marcas brasileiras, uma vez que o Itaú, sempre priorizando uma abordagem genuinamente pátrio.

“A propaganda brasileira se desnacionalizou muito do ponto de vista acionário. É importante, eu acho que agora, prestar muita atenção e voltar a tomar desta chuva”.

Os textos gerados por perceptibilidade sintético na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique cá para saber mais.



Publicar comentário

You May Have Missed