No Dia das Crianças, conheça uma promessa do tênis de 10 anos que já venceu até torneio adulto


Bernardo Horto Soares começou a treinar tênis há somente dois anos, depois de receber a primeira raquete de seu avô, e já acumula resultados expressivos dentro e fora do país Quando tinha oito anos de idade, Bernardo Horto Soares ganhou uma raquete de tênis de presente do avô. Pouco tempo depois, o menino hoje com 10 anos já é considerado uma promessa do esporte, com títulos conquistados dentro e fora do país e até na categoria adulta. O ge apresenta a história dele neste 12 de outubro, Dia das Crianças.
Conheça Bernardo Horto Soares, tenista gaúcho de 10 anos que é destaque no esporte
+ Conheça Naná Silva, brasileira mais jovem a entrar no ranking da WTA
Bernardo é oriundo de São Lourenço do Sul, cidade gaúcha da Costa Gulosice, sobre 200 quilômetros de Porto Satisfeito. A habilidade com a raquete não é por eventualidade. Ele faz secção de uma família de praticantes do esporte – o pai, Dionelo Soares, chegou a jogar profissionalmente.
– Desde os quatro anos eu brincava de jogar tênis com o meu pai. Aos oito eu comecei a treinar – conta Bernardo.
Dos primeiros toques na bolinha às primeiras conquistas de torneios infantis, o menino foi criando paladar pelo esporte e dedicando cada vez mais horas aos treinamentos. A evolução foi acompanhada por resultados. Bernardo disputa – e vence – torneios em categorias supra da sua e atualmente é o líder do Rodeio Gaúcho de Tênis na categoria 12 anos.
Em março deste ano, Bernardo conquistou uma façanha ainda mais expressiva. Com somente nove anos, foi o vencedor no Rodeio de Tênis Adulto Pelotense, realizado em Pelotas. Ainda que o título tenha sido em uma categoria subalterno, a terceira, o feito impressionou os participantes. Mas não chegou a ser uma grande surpresa para o pai.
– O Bernardo é um jogador que tem para a idade dele uma potência muito supra, ele tem a exigência de pegar mais na globo, é um jogador que domina mais a quadra, gosta de jogar sempre dominando e tem uma boa variedade de golpes, com uma intensidade muito boa – descreve.
Bernardo no lugar mais superior do pódio de um torneio adulto de tênis
GNU/Divulgação
Com o sonho de se tornar jogador profissional, Bernardo hoje treina no Grêmio Náutico União (GNU), tradicional clube esportivo de Porto Satisfeito. Suas principais inspirações são o brasílio João Fonseca e o principalmente o sérvio Novak Djokovic, atual vencedor olímpico e recordista de títulos de Grand Slam.
– Eu sempre fui acompanhando ele no celular, na TV. A batida dele é muito perfeitinha, bate perceptível na globo – diz o menino.
Rotina de desportista e de menino
O sucesso de Bernardo nas quadras mudou a rotina não só do menino, mas também da família. Hoje, os pais e o irmão o acompanham para todos os cantos, seja para a disputa de torneios, seja para treinamentos. Avôs e avós também auxiliam.
– Um leva pra um lado, outro corre para o outro. Nós temos que nos dividir em vários para conseguir suportar essa rotina – diz o pai.
Bernardo treina tapume de duas ou três horas por dia, aproximadamente. Além da preparação física, realizada pilates três vezes por semana. Em meio a tudo isso, ainda há a escola. O menino frequenta o 5º ano do Ensino Fundamental e, às vezes, tem que faltar às aulas para participar das competições. De contrato com pai, a escola entende a situação e se mostra maleável.
Dionelo destaca que cuidar da saúde mental também faz secção da rotina. A família cuida para que Bernardo não se sinta tão pressionado a obter resultados e consiga conciliar o esporte com uma puerícia saudável.
– O principal nessa idade é a hora de ser menino. A gente sabe os momentos que ele precisa ser. Faz secção da rotina dele e nós não podemos olvidar – afirma o pai.
Bernardo Horto Soares, tenista gaúcho
Andressa Mendes
De contrato com o treinador do GNU, Guilherme Gijsen, nesta idade os atletas não seguem uma dieta tão rígida uma vez que a de um jogador profissional. É elaborado um protocolo de alimento, de contrato com o peso e a idade da cada um. Uma semana antes dos torneiros, o ritmo do sono é mais monitorado, além da alimento, que sofre alterações.
– A pressão dos jogos desgasta muito mais o corpo – diz Guilherme.
+ Goleiro sub-10 do Inter faz sucesso nas redes e labareda atenção de Courtois e Weverton; conheça
Malas prontas para os Estados Unidos
Bernardo já tem experiência internacional, com participações em torneios no Uruguai. Recentemente, foi convidado pelo treinador de tênis John Sherwood para treinar e se preparar para competições nos Estados Unidos, na Saviano Tennis Academy, um escola com foco em formação de atletas.
Sherwood foi treinador assistente do programa de tênis do Boston College, entre os anos de 2018 e 2019. Outrossim, trabalhou e orientou centenas de jogadores ao longo da sua curso.
Em dezembro, o tenista participará do torneio Little MO, que reúne jovens tenistas promissores de várias nacionalidades. Bernardo também jogará em duplas com o norte-americano Nico Ramirez e duplas mistas com a canadense Naella Sehic.
Segundo o pai, em fevereiro de 2025, o desportista deve permanecer 10 dias em Mar del Plata, na Argentina, treinando e participando de torneios. Uma rotina agitada, mas necessária em um esporte precoce e competitivo uma vez que o tênis. Tudo em nome do sonho de Bernardo, de trilhar os passos dos ídolos e se tornar um tenista de escol no horizonte.
* Reportagem de Andressa Santos
Bernado segurando o troféu de segundo lugar durante o torneio no Uruguai
Registro pessoal
Lista de campeonatos e títulos:
Vice-campeão Rodeio Pelotense de Tênis cat. 9 anos (com somente 8 anos);
Vencedor Despensa Parque Una de Tênis cat. 9 anos (com somente 8 anos);
Vencedor cat. 10 anos Despensa Parque Una (com somente 8 anos);
Vencedor Master Rodeio Zona Sul, cat. 10 anos (com 9 anos);
Vice-campeão estadual Despensa ALJ 160 anos cat. 10 anos (com somente 9 anos);
Vencedor cat.10 anos Destapado de Caxias do Sul (com somente 9 anos);
Vencedor cat. 10 anos duplas Rodeio Gaúcho de Tênis, Porto Satisfeito (com somente 9 anos);
Vice vencedor duplas despensa ALJ , Porto Satisfeito, cat. 10 anos (com somente 9 anos);
Vencedor Simples e Duplas cat. 10 anos Rodeio Gaúcho de Tênis , São Leopoldo;
Vencedor 4⁰ classe adulta volta Zona Sul de Tênis, Parque Una (com somente 9 anos);
Vice vencedor de simples e duplas, Serra Negra (SP);
Vice vencedor Brasil Jrs. Cup cat. 10 anos;
Semifinalista Rodeio de Tênis gaúcho cat. 12 anos (com somente 10 anos);
Vice vencedor pátrio do Uruguai – AUT cat. 12 anos (com somente 10 anos).



Publicar comentário

You May Have Missed