Pesquisa em capital estratégica acende alerta em Lula e no PT

Uma pesquisa de intenção de votos fez o PT incendiar o sinal de alerta na disputa pela Prefeitura de Porto Contente. A deputada Maria do Rosário apareceu com 28,8% dos votos, muito detrás do prefeito e candidato à reeleição Sebastião Melo, do MDB, que ficou com 61,5%.

A diferença de quase 30 pontos percentuais no levantamento realizado pelo Instituto Futura Perceptibilidade preocupa a base do partido, que enxerga a eleição na capital gaúcha uma vez que estratégica para tentar fortalecer Lula no Sul, região com possante tendência bolsonarista. Bolsonaro, inclusive, indicou a vice de Sebastião Melo.

Para substanciar a campanha da petista, Lula tem uma viagem para Porto Contente prevista para esta sexta-feira (18/10). Oficialmente, o presidente deverá seguir a reabertura do aeroporto Salso Fruto, atingido pelas enchentes de maio e junho.

1 de 3

Maria do Rosárioé a candidata do PT em Porto Contente

Divulgação/Câmara dos Deputados

2 de 3

Sebastião Melo tenta se reeleger em Porto Contente

Reprodução

3 de 3

Lula vai a Porto Contente em seguida pesquisa mostrar resultado negativo para candidata do PT

Reprodução

Maria do Rosário terminou o primeiro vez com 26,28% dos votos válidos, contra 49,72% de Sebastião Melo. Em terceiro lugar, ficou Juliana Brizola (PDT), candidata apoiada pelo governador Eduardo Leite (PSDB), com 19,69% dos votos.

Nesta segunda lanço da campanha, o PT procura atrair os eleitores de Juliana Brizola e dos cinco outros candidatos derrotados, que não se identificam com a governo de Melo. Porquê o levantamento da Futura Perceptibilidade mostrou uma variação pequena entre o resultado do primeiro vez e as intenções de voto em Maria do Rosário no segundo, Lula buscará dar impulso a esse movimento.

Além de Porto Contente, o PT disputa o segundo vez em outras três capitais: Cuiabá (MT), Fortaleza (CE) e Natal (RN). O partido também tem Marta Suplicy uma vez que vice de Guilherme Boulos, que disputa a Prefeitura de São Paulo (SP).

A pesquisa ouviu 800 pessoas entre os dias 10 e 11 de outubro e foi registrada no TSE sob o número RS-04193/2024. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais e o nível de crédito é de 95%.



Publicar comentário

You May Have Missed