Pilates emagrece? O que a ciência diz sobre o assunto
Será que o pilates é a escolha certa para quem quer perder peso? Embora essa prática seja amplamente reconhecida por seus benefícios à força, equilíbrio e postura, a relação entre pilates e emagrecimento ainda gera muitas dúvidas. Especialistas apontam que, além de auxiliar na tonificação muscular e na melhora da consciência corporal, a modalidade também pode contribuir indiretamente para a perda de peso — mas de uma maneira que pode surpreender você.
Benefícios do pilates
Atividades aeróbicas como a corrida e o ciclismo são sempre as primeiras a serem lembradas quando se pensa em perda de peso. Já os benefícios do pilates mais conhecidos estão ligados à força, ao equilíbrio e à postura. Mas o pilates emagrece, sim.
Contudo, pela particularidade da modalidade, os resultados podem demorar um pouco mais para aparecer. Até por isso, o método pilates é indicado como exercício complementar por especialistas na área da saúde.
Pilates emagrece mesmo?
Essa é uma dúvida bastante comum, com pontos de vista diferentes. Enquanto alguns afirmam que a prática reduz medidas, outros dizem que o exercício dificulta a perda de peso.
Segundo artigo científico publicado pela fisioterapeuta Raziye Şavkin, a prática contínua do pilates por oito semanas é capaz de reduzir o peso, diminuir o IMC (Índice de Massa Corpórea), tonificar os músculos e diminuir a circunferência da cintura e quadris.
Ou seja, o pilates emagrece, mas seu feito não é imediato. Sendo assim, a modalidade é mais eficaz para manter o condicionamento, prevenir lesões e corrigir a postura, contribuindo em segundo plano para a queima de calorias.
Como em outras atividades físicas, o pilates emagrece a depender da intensidade que os exercícios são praticados. Segundo a Associação Americana de Exercícios Físicos (American Council on Exercise – ACE), uma hora de aula de pilates para praticantes iniciantes pode queimar até 250 calorias. Já para alunos mais experientes, o gasto chega a 450 calorias por sessão.
O pilates pode ser combinado com outras atividades físicas?
Em comparativo com atividades cardiorrespiratórias, o pilates queima menos calorias em um mesmo período. Contudo, se combinada as duas práticas, o resultado é mais eficiente, já que o pilates dá sustentação para os membros, aumentando a resistência, e por consequência, a força, dando mais condicionamento para a prática esportiva.
Treinadores e especialistas em saúde afirmam que o pilates emagrece quando combinado com outras modalidades. Logo, se o objetivo pessoal é perder peso, o ideal é intercalar o método pilates com atividades aeróbicas, como corrida, ciclismo ou até mesmo natação.
Assim, o pilates atua tanto como um complemento para melhorar o desempenho nas atividades de cardio, devido ao aumento de força e mobilidade, quanto para a recuperação muscular e prevenção de lesões.
Vale lembrar que o pilates também é um instrumento para aliviar o estresse e combatendo o alto nível de cortisol, hormônio do estresse, ele inibe o apetite por alimentos gordurosos e calóricos.
Outro ponto positivo é que o pilates é capaz de estimular o sono e melhorar o humor, favorecendo o equilíbrio hormonal, gerando uma rotina mais saudável.
Mudanças geradas pelo pilates em nosso corpo
Embora o pilates possa não ser a escolha mais eficaz para uma queima calórica intensa, ele é altamente eficiente para a tonificação muscular e remodelação corporal.
Os movimentos do pilates trabalham profundamente as fibras musculares, o que resulta em um corpo mais alongado, firme e com melhor definição. Isso é especialmente benéfico para quem busca um físico definido, já que a prática promove uma silhueta equilibrada e aumenta a consciência corporal.
Por isso, junto a uma dieta equilibrada, o pilates é ideal para quem busca perder peso com saúde e manter a disposição. Quando praticada com regularidade, a atividade física estimula o entendimento do ritmo do próprio corpo, aumentando o autocuidado e proporcionando uma relação mais equilibrada com a própria saúde.
Publicar comentário